Dsts

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Entre suas consequências estão a infertilidade feminina e masculina, a transmissão da mãe para o filho, determinando perdas gestacionais ou doença congênita e o aumento do risco para a infecção pelo HIV.
As doenças sexualmente transmissíveis são, tal como o nomesugere, doenças infecciosas que se propagam essencialmente através de contatos sexuais. As DST afetam geralmente o aparelho reprodutor de ambos os sexos, havendo, no entanto, outro tipo de efeitos no organismo e a outras partes deste que podem ser muito prejudiciais ao organismo. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como SIDA, que apesar de ser a mais mortífera das DST atualmente,é apenas uma delas e, no entanto, é responsável por milhões de mortes todos os anos.
As DST possuem vários agentes infecciosos, dependendo da doença em si, e estes podem ser vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Geralmente os vírus são os mais mortíferos e difíceis de tratar, não havendo cura para eles. Já os restantes possuem cura, mas devem ser tratados rapidamente ou podem causar danosirreversíveis no ser humano infectado.
Nos últimos anos, principalmente após o inicio da epidemia da AIDS, as DST (doenças sexualmente transmissíveis) readquiriram importância como problema de saúde publica. Entretanto alguns fatos negativos têm sido percebidos no contexto da atenção as DST em nosso país como a escassez de dados epidemiológicos relativos às DST, onde apenas a AIDS E A SÍFILISCONGÊNITA possui uma NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA; outro fato agravante é a forma como os portadores de DST são discriminados nos vários níveis do sistema de saúde, onde o atendimento é muitas vezes inadequado, resultando na segregação e exposição a situações de constrangimento, e esse fato se dá, por exemplo, quando os pacientes têm que expor seus problemas em locais sem privacidade ou a funcionáriosdespreparados que muitas vezes demonstram seus próprios preconceitos ao emitirem juízos de valor, essas situações acabam por ferir a confidencialidade da pessoa, trazendo sentimento de discriminação e contribuindo para o seu afastamento dos serviços de saúde.

A irregularidade na disponibilização de medicamentos específicos é mais uma das causas de afastamento dos indivíduos com DST dos serviços desaúde ocorrendo pela provisão insuficiente ou pelo uso para tratamento de outras enfermidades.
Para muitas das DST, as técnicas laboratoriais existentes não apresentam a sensibilidade e/ou a especificidade satisfatória, como também a incapacidade de algumas dessas unidades não obterem resultados de testes conclusivos no momento da consulta. Soma-se a isso o fato de que o sistema de saúde, no Brasil,apresenta reduzidas condições para a realização dos testes e frequentemente os técnicos responsáveis estão desmotivados e/ou despreparados.
Como consequência geral mais evidente dessa situação de baixa resolutividade dos serviços é a busca de atendimento em locais nos quais não seja necessário se expor, nem esperar em longas filas, ou seja: as farmácias.
As DST devem ser priorizadas e temosquatro critérios para justificar essa priorização:
A magnitude onde embora sejam poucos os dados epidemiológicos precisos em relação ao país como um todo permite uma comparação a informações geradas de outros países obtendo uma estimativa na frequência da DST em nosso país, associado a isso o grande número de pessoas que fazem a automedicação já que muitos não recebem as orientações corretas e nemtratamento adequado permanecendo sobre tudo transmissores nessa cadeia de doenças.
A transcendência onde as DST são facilitadoras na transmissão do HIV; onde algumas delas podem evoluir quando não tratadas a tempo a complicações graves e ate o óbito; a DST durante o período de gestação pode evoluir para uma interrupção espontânea da gravidez e no momento do parto causa importantes lesões ao...
tracking img