Cpc 27 ativo imobilizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMITE DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC 27 (ATIVO IMOBILIZADO).

CPC é uma entidade autônoma criada pela Resolução CFC nº 1.055/05, que tem como objetivo de estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre Procedimentos de Contabilidade e divulgando informações dessa natureza, com intuito de permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, para que ocorra umacentralização e padronização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.
O CPC 27 do ativo imobilizado tem correlação as Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 16, este pronunciamento tem como objetivo estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeispossam ter um entendimento das informações sobre os investimentos da entidade em seus ativos imobilizados, assim como suas mutações. Os principais pontos a serem destacados na contabilização do ativo imobilizado são o reconhecimento dos ativos, determinando os seus valores contábeis, os valores de depreciação e as perdas por desvalorização dos mesmos. Devendo este ser aplicado na contabilização deativos imobilizados, exceto quando outro pronunciamento permita tratamento diferente ou ate mesmo quando outros pronunciamentos possam exigir reconhecimento de itens do ativo imobilizado com base em abordagens diferentes.
Os termos utilizados no CPC 27 são:
* Valor Contábil é o valor do ativo após dedução da depreciação e da perda por redução no valor recuperável acumulado.
* Custo é ovalor pago para adquirir um ativo na data da sua aquisição ou construção, sendo este valor disponibilizado pelo caixa ou qualquer outro recurso que venha a gerar esse montante, ou ainda, se for o caso, o valor atribuído ao ativo quando inicialmente reconhecido de acordo com as disposições específicas de outros Pronunciamentos, como, por exemplo, o Pronunciamento Técnico CPC 10 – Pagamento Baseadoem Ações.
* Valor depreciável é o valor do custo de um ativo ou outro valor que substitua o mesmo, menos seu valor residual.
* Depreciação é a perda do valor de um ativo depreciável ao longo da sua vida útil. Essa perda se dará devido o uso contínuo de um ativo e com a alienação ao final da sua vida útil ou incorrer para a liquidação de um passivo.
* Valor justo é o valor pago aum ativo negociado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, deixando fora os fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
* Perda por redução ao valor recuperável é o valor contábil de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa que excede seu valor recuperável.
* Ativo imobilizado ou tangívelsão bens mantidos para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e que se espera utilizar por mais de um período. São bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.* Valor recuperável é o maior valor entre o valor justo menos os custos de venda de um ativo e seu valor em uso.
* Valor residual de um ativo é o valor que a entidade estima obter com a venda de um ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.
* Vida útil é o tempo ao qual a entidade pretendeutilizar o ativo; ou o número de unidades de produção que a entidade espera obter pela utilização do mesmo.
O CPC 27 em seu pronunciamento especifica que custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se este promover futuros benefícios econômicos associados ao item contribuindo para a entidade; e que o custo do item pode ser mensurado confiavelmente. Considera com ativos...
tracking img