Dsts

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são infecções causadas por um grupo heterogêneo de agentes, agrupadas devido à significância epidemiológica do contato sexual, embora esse não seja necessariamente o único meio de infecção (REESE & BETTS, 1991).
Em 1999, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou um total de 340 milhões de casos novos de DST curáveis em todo o mundo,entre 15 a 49 anos, 10 a 12 milhões destes casos no Brasil (WHO 2005). Devido à alta taxa de infectados todos os anos, características de transmissibilidade, sequelas da infecção, as DSTs se tornaram um grave problema de saúde publica e um dos principais eixos de gastos com a saúde no Brasil. Mas as DSTs só passaram a readquirir importância após a epidemia de Aids. Estudos mostraram que pessoas comDST e infecções do trato reprodutivo não ulcerativo têm um risco aumentado em 3 a 10 vezes de se infectar pelo HIV, o que sobe para 18 vezes se a doença cursa com úlceras genitais (Fleming & Wasserheit 1999).
Partindo do ponto em que muitos casos não têm cura (DSTs virais) e que muitas cursam em caráter intermitente ou com sintomas discretos, muitas DSTs são transmitidas por portadoresassintomáticos (portador crônico) que na maioria dos casos são do sexo masculino, que transmitem a doença por tempo indeterminado. Já nas mulheres, grande parte dessas doenças cursa em caráter sintomático que se não tratadas provocam serias consequências no aparelho reprodutor e urinário podendo provocar infertilidade e esterilidade.
CLAMÍDIA
Tradicionalmente, três espécies de chlamydia foramreconhecidas: C. Trachomatis, C. Pneumoniae e C. Psittaci. No entanto, as duas ultimas foram recentemente alocadas em outro gênero, Clamydophila (CEDRIC MIMS et al., 2005). Sendo que das três espécies tradicionalmente conhecidas, apenas a C. Trachomatis é causa de DSTs, tendo suas características diretamente ligadas ao sorotipo envolvido na infecção. Os sorotipos A, B e C são causas de Tracoma, doença ocularmundialmente distribuída que se não tratada evolui com cegueira; sorotipos de D a K são um dos principais responsáveis de uretrite não gonocócicas (UNG) segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas também podem ser causa de pneumonia e outras complicações; os sorotipos L1, L2 e L3 causam uma doença sistêmica conhecida como linfogranuloma venéreo. (CEDRIC MIMS et al., 2005). Sendo que das trêsdoenças envolvidas com os sorotipos de C. Trachomatis apenas a UNG relacionada à clamídia e o linfogranuloma venéreo são DSTs.
São denominadas UNG as uretrites sintomáticas cujas bacterioscopias pela coloração de Gram ou cultura são negativas para o gonococo. Vários agentes têm sido responsabilizados por essas infecções, entre eles a C. Trachomatis e o T. Vaginalis (BRAISL, 2006).
A C.Trachomatis é o patógeno sexualmente transmitido mais comum nos Estados Unidos, responsável por uma estimativa de 3 a 4 milhões de casos de UNG anualmente. Sendo evidenciada a incidência de cinco casos em mulheres para um caso em homens. Em mulheres, ela é responsável por muitos casos de doença inflamatória pélvica (DIP), além de infecções oculares e pneumonias em lactentes filhos de mães infectadas. Asinfecções clamidianas genitais também estão associadas com o risco crescente de câncer cervical. Não se sabe ao certo, porém, se a infecção clamidiana é um fator independente no risco ou se ela esta associada à coinfecção com o papilomavírus humano (TORTORA et al., 2005).
Em nosso pais, Linhares e Cols. (1991) encontraram C. Trachomatis em 9% de mulheres com queixa de corrimento vaginal e em 12%de mulheres assintomáticas atendidas no ambulatório de Ginecologia do Hospital das Clínicas em São Paulo. Já na cidade de Porto Alegre foi verificada a incidência dessa bactéria em 4% de 110 mulheres avaliadas em Serviço de Planejamento Familiar.
AGENTE ETIOLÓGICO
A Chlamydia Trachomati é uma bactéria do tipo cocóide gram-negativa, da ordem Chlamydiales; Família Chlamydiaceae; Filo...
tracking img