Dssss

2159 palavras 9 páginas
Mulheres que merecem um dia especial

Submissa, incapaz, frágil: estes eram alguns dos termos atribuídos à mulher num passado até mesmo não tão distante. Porém, estes termos não servem mais para definir a mulher da atual sociedade e momento histórico que vivemos. Embora o preconceito ainda persista em se fazer presente em muitos aspectos do cotidiano, a verdade é que as mulheres conquistaram o seu espaço com dignidade e esse fato é irreversível e, mais do que isso, admirável. Exemplos de mulheres que se destacaram pela sua força, coragem e feitos heróicos não faltam ao longo de toda a história da humanidade, a seguir você pode conferir uma "Lista das 50 grandes mulheres do passado”. Obviamente que toda lista é polêmica e sabemos que essas 50 mulheres estão entre milhares de outras, mas que elas sirvam, hoje e em todos os dias do ano, como inspiração.

1. Helena de Tróia (Grécia - lendária)
Figura mitológica de beleza e graça incontestável, teria sido o motivo pelo qual os gregos batalharam os troianos na famosa guerra, ganha especialmente por um cavalo de madeira.
2. Nefertiti (Egito - 1380 AC a 1345 AC)
Rainha egípcia, junto com seu marido, o faraó Akhenaton, alterou as crenças religiosas de seu povo para o monoteísmo e levou-os a louvar o sol ao invés da lua.

3. Phryne (Grécia - cerca de 400 AC)
Famosa cortesã grega em cerca de 400 AC tinha uma beleza considerada divina, a ponto de livrá-la da morte por heresia em um tribunal.

4. Cleópatra (Egito - 70 AC a 30 AC)
Um dos nomes femininos mais conhecidos de todos os tempos governou o Egito e levou os romanos Julio César e Marco Antônio à loucura e a uma rivalidade sem tamanho.

5. Boadicéia (Inglaterra - cerca de 66 AC)
Rainha celta que liderou tribos em um levante contra as forças romanas que ocupavam a Grã-Bretanha. Era "alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa", segundo o historiador clássico Dião Cássio.

6. Hipácia de Alexandria (Grécia - de 370 a 415)
Matemática e

Relacionados

  • Dssss
    48376 palavras | 194 páginas
  • Petroleo
    9728 palavras | 39 páginas