Dssss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mulheres que merecem um dia especial

Submissa, incapaz, frágil: estes eram alguns dos termos atribuídos à mulher num passado até mesmo não tão distante. Porém, estes termos não servem mais para definir a mulher da atual sociedade e momento histórico que vivemos. Embora o preconceito ainda persista em se fazer presente em muitos aspectos do cotidiano, a verdade é que as mulheres conquistaram oseu espaço com dignidade e esse fato é irreversível e, mais do que isso, admirável. Exemplos de mulheres que se destacaram pela sua força, coragem e feitos heróicos não faltam ao longo de toda a história da humanidade, a seguir você pode conferir uma "Lista das 50 grandes mulheres do passado”. Obviamente que toda lista é polêmica e sabemos que essas 50 mulheres estão entre milhares de outras, masque elas sirvam, hoje e em todos os dias do ano, como inspiração.  

1. Helena de Tróia (Grécia - lendária)
Figura mitológica de beleza e graça incontestável, teria sido o motivo pelo qual os gregos batalharam os troianos na famosa guerra, ganha especialmente por um cavalo de madeira.
2. Nefertiti (Egito - 1380 AC a 1345 AC)
Rainha egípcia, junto com seu marido, o faraó Akhenaton, alterou ascrenças religiosas de seu povo para o monoteísmo e levou-os a louvar o sol ao invés da lua.

3. Phryne (Grécia - cerca de 400 AC)
Famosa cortesã grega em cerca de 400 AC tinha uma beleza considerada divina, a ponto de livrá-la da morte por heresia em um tribunal.

4. Cleópatra (Egito - 70 AC a 30 AC)
Um dos nomes femininos mais conhecidos de todos os tempos governou o Egito e levou osromanos Julio César e Marco Antônio à loucura e a uma rivalidade sem tamanho.

5. Boadicéia (Inglaterra - cerca de 66 AC)
Rainha celta que liderou tribos em um levante contra as forças romanas que ocupavam a Grã-Bretanha. Era "alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa", segundo o historiador clássico Dião Cássio.

6. Hipácia de Alexandria (Grécia - de 370 a 415)
Matemática efilósofa, adepta às filosofias de Platão, foi perseguida pelos reis cristãos por proclamar que o universo é regido por normas matemáticas.

7. Khadijah bint Khuwaylid (Oriente Médio - de 555 a 619)
Esposa do profeta Maomé, foi também a primeira pessoa a se converter ao islamismo. Apesar das leis vigentes na época permitirem o poligamismo, Maomé manteve-a como sua única esposa por 24 anos.

8. Leonorda Aquitânia (Inglaterra - de 1112 a 1204)
Rainha consorte da França e Inglaterra, seu instinto político e sagacidade a tornaram uma das mulheres mais influentes e poderosas da Idade Média.

9. Catarina de Siena (Itália - de 1347 a 1380)
A Santa Catarina, apesar de analfabeta, ditou várias cartas e obras, em especial Diálogo sobre a Divina Providência, considerado pelos eclesiásticos como umdos maiores testemunhos do misticismo cristão e das idéias teológicas e espirituais.

10. Joana D´Arc (França - de 1412 a 1431)
Santa padroeira da França, inspirada, segundo a lenda, por forças espirituais, foi a grande heroína da Guerra dos 100 anos e acabou queimada viva com apenas 19 anos de idade.

11. Catarina de Médici (França - de 1519 a 1589)
Força política por trás dos 30 anos deguerra entre a Igreja Católica Romana e os Huguenotes franceses, foi a instigadora do Massacre de São Bartolomeu e grande patrona das artes na França.

12. Elisabeth I (Inglaterra - de 1533 a 1603)
A precursora do grande Império Britânico, patrocinadora das artes e da cultura (ela que descobriu William Shakespeare), é ainda figura controversa entre os historiadores, que se dividem ao considerá-lauma grande governante e uma mulher que fazia tudo pela metade.

13. Ana Pimentel (Portugal/Brasil por volta de 1534)
Esposa de Martim Afonso de Souza governou a capitania de São Vicente sem nunca ter posto os pés no Brasil, e foi quem ordenou o cultivo de cana de açúcar, laranja, arroz, trigo e criação de gado na região.

14. Dandara (Brasil - de 1664 a 1694)
Esposa do Zumbi dos Palmares...
tracking img