Dsdsdsdsd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4º ENCONTRO - CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – 2012-2

Aspectos do fenômeno religioso:
religião subjetivamente e objetivamente considerada

Professor Claudecir Jaques
Alguns pré-requisitos para o estudo do fenômeno religioso
Pra quem está estudando a Religião, ainda de maneira não tão aprofundada, por não ser esse o seu curso e sim apenas uma de tantas outras disciplinas de seu curso. Algumascoisas são importantes para que não se pense que haverá um esgotamento do estudo ou ainda, não se decepcione com o pouco que irá ser visto em tão pouco tempo sobre algo que é tão vasto.
Primeiramente, é importante dar-se conta de que é uma disciplina com um caráter um pouco diferente das outras disciplinas que se está estudando. Ela tem muitos elementos subjetivos e abertos a compreensõesdiferentes, ou seja, é possível olhar sob diferentes ângulos. Não que as outras disciplinas sejam totalmente objetivas e sim mais objetivas. Assim como o estudo do fenômeno religioso também tem seus aspectos objetivos a serem estudados. O que se sabe é que todos os conteúdos humanos têm algo de objetivo e subjetivo.
Outra coisa é que o estudo do fenômeno religioso traz aspectos que podemconfrontar com as crenças e maneira de ver este mistério por parte do estudante. Há alguns estudos que contradizem muita coisa que o povo ou outros estudiosos do assunto estão acostumados a ler, ouvir pensar, sentir ou praticar. Pode ser que neste estudo aqui não apareça muita coisa deferente do que se esteja acostumado a presenciar, mas em outras oportunidades, talvez, aparecerão novidades edetalhes dos quais não haja concordância ou não caiba na sua lógica de estudante ou de crente. O importante é o espírito de abertura e a sede de um eterno aprendiz.
Ainda, o estudo do fenômeno religioso interage mais com a vida pessoal e social do que diretamente com a sua profissão. É claro que, em certa dose, também tem a ver com a profissão, pois nada no ser humano é separado, ou seja, tudointerage. Em outras palavras, este estudo quer contribuir para além de sua formação profissional.
Este estudo tem como objetivo principal a compreensão do ser humano religioso, partindo do pressuposto de que a religião é uma construção humana feita historicamente.
Pretende-se analisar a religião como um modo de conhecimento e de compreensão do mundo, como o lugar de atribuição desentido aos dados da realidade, e a conseqüente estruturação de sistemas simbólicos.
No processo de estudo do fenômeno religioso procurar-se-á esclarecer algumas funções sociais que as tradições religiosas desempenham na sociedade. Compreender como elas se articulam para situar-se em cada momento e realidade concreta.
Partimos de uma pequena contextualização e origem do fenômenoreligioso.
“(...) As religiões nascem a partir das perguntas que o ser humano se faz para situar-se dentro do contexto histórico. As religiões tentam explicar o presente e procuram entender a origem e a direção futura do ser humano. É a tentativa de responder as questões: De onde vim? O que estou fazendo aqui? E, para onde vou?. Mas, a base essencial das religiões é situar-se no presente e darsentido à existência humana. Neste sentido cada religião quer oferecer uma orientação global, dando sentido às coisas. Ele cria valores e normas, constrói a realidade a fundo. Interfere no rumo da história. Como a religião realiza esta função? Quais são os elementos desta construção? Quais as suas possíveis representações e codificações? O que pretendem? São algumas das questões que se colocam quandonos propomos analisar o fenômeno religioso.
A valorização do ser humano pelo: ter, poder, ser, saber – são expressões de uma não história. Pois exclui e seleciona quem pode ou não participar dos bens da sociedade. É diante do “caos”, do desencantamento que o ser humano intensifica a produção religiosa, “expressa e supera a sua fundamental angústia existencial e econômica através de...
tracking img