Memorial de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Memorial da Disciplina de Sociologia da Educação II
Este memorial apresenta de forma reflexiva uma analise dos textos estudados nessa disciplina com o objetivo de retroceder ao que foi estudado, discutir a qualificação e desqualificação do professor, de maneira analítica destacar a contribuição de Karl Marx para a nossa formação intelectual e fazer uma analise sobre a Disciplina deSociologia da Educação II nesse semestre.
Refletindo sobre o texto estudado nesse semestre “A ideologia em Geral” de Marx, para ele no processo de evolução do homem foi necessário que ele tivesse condições de viver para poder construir sua historia. Com o passar do tempo o trabalho do homem que era para adptar-se ao ambiente e satisfazer suas necessidades foi utilizado como meio deexplorar da força do trabalho de outros homens iniciando assim as diferentes classes sociais. A interação entre os homens é imposta por meio da força do trabalho e da produção, com isso o que os indivíduos são dependem da condição material e de sua produção. E é condicionado a um modo de vida onde ele é produto do meio em que vive.
Segundo Marx o modo de vida do homem depende da sua atividadematerial e no decorrer da sua produção ele tende a mudar sua realidade de vida só que alem disso ele também muda seu modo de pensar, de agir suas ideologias e concepções. Marx ainda fala que a historia da humanidade deve ser estudada e trabalhada ligada a historia da indústria e comercio que é o desenvolvimento da sociedade.
Assim a consciência humana resulta numa organização social quedesenvolve a divisão do trabalho tanto material quanto intelectual originando a repartição da materialidade e esta desigual. Enquanto o capitalismo dê privilégios a uma sociedade dividida em classes, onde o trabalho se torna a essência para a vida social do homem, este por sua vez, sempre terá sua consciência definida pela maneira de viver em sociedade conforme sua produção material.Ainda refletindo sobre K. Marx porem agora em outro texto estudado em sala, “A separação da concepção e da execução na analise marxiana do processo capitalista de trabalho”, ele estuda o processo de subordinação, fragmentação, perda de controle do ato de produzir, separação das instancias de concepção/execução, potencialidades do maquinismo no processo de trabalho ao capital. E examina a basetécnica e a organização do trabalho em cada forma histórica: Cooperação, manufatura e grande indústria.
Voltando para a educação a discussão desses dois textos, podemos afirmar que a estrutura da sociedade capitalista esta ligada também a deficiência na educação escolar que decorre das desigualdades econômicas e sociais produzidas pelas relações de produção. Essa forma de organização onde sebusca o produzir mais em menos tempo e tem gerado o parcelamento do trabalho, transformou o homem em um ser que não desenvolve suas potencialidades intelectuais passa a vida se debatendo com o trabalho para garantir a sua sobrevivência material.
A tecnologia se inseriu na organização do trabalho escolar que gerou transformações no trabalho dos professores e como conseqüência uma formade organização gerencial que desqualifica o trabalho e a força de trabalho. Estudamos isso no texto “Notas sobre a desqualificação do trabalho docente”, e percebemos que ate nas escolas o sistema capitalista tem taylorizado e fragmentado o trabalho educacional gerando a desagregação da autoridade pedagógica do professor e tornando a instituição escolar muito parecida com uma fabrica.
Noprocesso pedagógico as atividades de ensino do professor têm sido parcelada, exercem funções previamente estabelecidas e sua atividade intelectual tem sido deformada pelas regras da nova gerencia educacional, assim a desqualificação profissional na educação pode ser percebida por esta ligada a intensificação do trabalho onde varias circunstâncias podem ser apontadas como veículos dessa...
tracking img