Medicos sem fronteiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Médicos sem fronteira

Médicos sem Fronteiras (MSF) é uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária a situações de emergência, em casoscomo conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo, na área da saúde. A organização também ajudarefugiados, em casos de conflitos prolongados e em caso de catástrofes naturais. A organização foi criada com o lema de que todas as pessoas têm o direito a tratamento médico, e que essa necessidade émais importante que as fronteiras nacionais (princípio de ingerência). Atualmente essa organização atua em mais de 70 países e tem como presidente o Dr. Christophe Fournier.
Histórico
Aorganização  foi criada em 1971 por jovens médicos e jornalistas franceses, liderados pelo médico francês Bernard Kouchner, que tinham ido a Biafra com a Cruz Vermelha para tentar ajudar a população.  Ao retornarem àFrança, estimaram que a política de neutralidade e de reserva da Cruz Vermelha havia sido um erro, e que era necessária a criação de uma associação que aliasse ajuda humanitária e ações desensibilização junto à mídia e às instituições políticas.
Durante a operação "Un bateau pour le Vietnam" (Um barco para o Vietnã) em 1979, o fundador mais conhecido do público, Bernard Kouchner, defendeu a ideiade alugar um barco para que médicos e jornalistas pudessem presenciar e testemunhar as violações dos Direitos Humanos naquele país. Houve então uma violenta discussão com a direção da MSF, queconsiderou a operação mediatizada demais. O que se seguiu foi uma cisão do movimento e a criação da Médicos do Mundo em 1980.
A MSF recebeu o Nobel da Paz de 1999, como reconhecimento do seu combate em favorda ingerência humanitária.
As intervenções são realizadas em nome da ética médica universal não havendo nenhum tipo de discriminação de raça, religião, filosofia ou política. Tudo começou...
tracking img