Dsdm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A DSDM insere-se no ramo das metodologias ágeis de apoio ao desenvolvimento de software. Esta metodologia visa desenvolver uma aplicação com a qualidade desejada sem ultrapassar limites de tempo e orçamento. Para conseguir, a DSDM foca-se na interação com o cliente e o utilizador final, entrega de protótipos frequentes, equipes de desenvolvimento autônomas, testes massificadosdurante todo o processo e na definição de prioridades entre a lista de requisitos dada pelo cliente. Seu objetivo é entregar softwares no tempo e com custo estimados através do controle e ajuste de requisitos ao longo do desenvolvimento. DSDM é um dos modelos de Metodologia Ágil de desenvolvimento de software, e seu formato é propriedade da Agile Alliance.

Princípios da DSDM

Abaixo estão osprincípios que delimitam as bases do desenvolvimento de um software:
* Envolvimento: o envolvimento do usuário é o ponto principal para eficiência e eficácia do projeto. Onde usuários e desenvolvedores dividem o mesmo espaço, as decisões podem ser feitas com mais precisão.
* Autonomia: o time deve estar empenhado em tomar decisões que sejam importantes ao progresso do projeto sem quenecessitem de aprovação dos superiores.
* Entregas: o foco na entrega frequente de produtos, assumindo que entregar algo bom logo é melhor que entregar algo perfeito somente no fim. Iniciando a entrega do produto desde os primeiros estágios do projeto, o produto pode ser testado e revisado e a evidência do teste e revisão da documentação pode ser utilizados na próxima iteração ou fase.
* Eficácia:o critério principal para ser considerado "entregável" é entregar um sistema que demonstre auxiliar nas necessidades e negócio atuais. Mais importante que um sistema que corresponda à todas as necessidades de negócio é menos importante do que o foco nas funcionalidades.
* Feedback: o desenvolvimento é iterativo e incremental controlado por feedbacks de usuários, a fim de tornar a soluçãoeficaz ao negócio.
* Reversibilidade: todas as alterações feitas no desenvolvimento são reversíveis.
* Previsibilidade: o escopo e requisitos de alto nível devem ser definidos antes que o projeto se inicie.
* Ausência de Testes no escopo: testes são tratados fora do ciclo de vida do projeto.
* Comunicação: é necessária excelente comunicação e cooperação de todos os envolvidos para obtermaior eficácia e eficiência no projeto.

Fases

O framework DSDM consiste em três fases sequenciais: Pré-Projeto, Projeto(5 níveis) e Pós-Projeto.

Fase 1: O Pré-Projeto

O projeto candidato é identificado, tratando-se depois do seu plano de financiamento e sendo assegurado um compromisso de realização.

Fase 2: O Ciclo de Vida do Projeto

Ela mostra os 5 níveis que a equipe dedesenvolvimento terá de percorrer para criar um SI. Os dois primeiros níveis, o Estudo de Viabilidade e o Estudo de Negócio, são fases sequenciais que se complementam. Depois destas fases estarem concluídas, o sistema é desenvolvido iterativamente e de forma incremental nos níveis de Análise Funcional, Desenho e implementação.

Nível 1: O Estudo de Viabilidade

Os pré-requisitos para o uso da DSDMsão encontrados, são preparados neste nível o Relatório e o Protótipo de Viabilidade que dizem respeito à viabilidade do projeto em mãos. A estes, adicionam-se um esboço global do plano para o resto do projeto e um Registo de Risco que identifica os riscos mais importantes no projeto.

Nível 2: O Estudo do Negócio

Este nível examina o processo de financiamento, os utilizadores envolvidos e assuas necessidades e desejos respectivos. Uma vez mais, os workshops são uma das mais valiosas técnicas. Workshops nos quais os diferentes stakeholders se reúnam e discutam o sistema proposto. São definidas prioridades utilizando uma perspectiva MoSCoW.
Uma importante técnica utilizada no desenvolvimento do plano é a técnica de Timeboxing.

Nível 3: Análise Funcional

Os requisitos que...
tracking img