Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É COCAÍNA?
[pic]
A cocaína é um alcalóide (produto extraído das folhas de uma planta chamada Erythroxilon coca encontrada principalmente em países da América do Sul e Central). Também é conhecida como coca, pó dourado, neve ou "senhora".
A cocaína é um estimulante do Sistema Nervoso Central. Ela atinge rapidamente o cérebro, produz resposta intensa, o que a torna muito procurada comodroga de abuso.

QUAIS OS TIPOS DE PREPARAÇÃO DE COCAÍNA?
Existem vários tipos de preparação de coca:
• folhas de coca: podem ser mascadas ou ingeridas; são de uso cultural pelos povos do Peru, Colômbia, Equador, etc.;
• pasta de coca: é fumada com tabaco ou maconha sendo esta mistura conhecida como BASUCO. Além da cocaína, esta preparação contém solventes como ácido sulfúrico;
• póde coca (cloridrato): pode ser cheirado ou injetado;
• "crack" ou "rock" (base livre): é fumado e tem aparência de mineral. Quando aquecido faz barulhos, o que caracteriza o nome "crack".
Pode conter contaminantes cáusticos.
POR QUE É USADA COM FIM DE ABUSO?
Todos os efeitos produzidos pela cocaína variam em função da preparação, das doses, da forma de administração e da freqüência deuso. Se a pessoa está sozinha ou em grupos as manifestações produzidas pela droga ou sua intensidade pode diferir. Em pequenas doses ocasiona euforia, excitação e agitação. Em doses moderadas surgem sensação de competência (inteligência, capacidade de resolver problemas, autoconfiança) e habilidade. Em doses elevadas pode provocar alucinações. Após o término do efeito da dose a pessoa pode sentir-sedeprimida (triste) e ficar tentada a usar outra dose para se animar.
QUAIS OS EFEITOS ASSOCIADOS AO USO DA COCAÍNA?
Já com doses baixas, a cocaína ocasiona alterações em todo o organismo como aumento da freqüência dos batimentos cardíacos (taquicardia) e aumento da pressão arterial (hipertensão). Com a utilização da doses moderadas podem aparecer vômitos, diarréia, excitação, confusão das idéiasaté ansiedade extrema. Estes efeitos podem durar de poucas horas até alguns dias. A utilização de doses elevadas pode ocasionar uma significativa hipertensão arterial, taquicardia, calafrios, transpiração excessiva, convulsões e morte (por efeitos sobre o coração e respiração) que caracterizam a intoxicação aguda, também conhecida como overdose.
Com o uso freqüente e contínuo (semanas ou meses)podem ocorrer alterações comportamentais como: agressividade, idéia de perseguição (paranóia), alucinações táteis (sensação de insetos caminhando sobre a pele), visuais e auditivas (ver e ouvir coisas) e delírios (desorientação, confusão, medo e ilusões). Também podem ocorrer emagrecimento e perfuração dos septos nasal quando inalada.
QUAIS OS RISCOS DO USO DE COCAÍNA INJETÁVEL?
A administraçãoinjetável (parenteral) da cocaína pode trazer problemas em função do solvente utilizado (líquido par dissolver a droga) e das seringas não serem esterilizadas. Também pode acontecer da contaminação ocorrer pelo fato da mesma seringa ser utilizada por mais de uma pessoa. Transmissão de hepatite de endocardite infecciosa, AIDS e menos comumente pneumonia ou infecções localizadas são as doenças maisfreqüentes. A falta de higiene no local da administração da droga pode ocasionar o aparecimento de feridas (ulcerações) e desencadear, mais tarde, uma infecção grave em outros locais do organismo.
Saiba os efeitos que a cocaína causa no corpo de um atleta
Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e infectologista, ajudou aentender melhor o que a cocaína faz no corpo do atleta. Segundo ele, a cocaína pode melhorar o desempenho do esportista em campo, mas o risco para a saúde é alto demais - os efeitos colaterais são muito graves.
"A cocaína funciona tanto na parte neurológica quanto nos órgãos. No sistema nervoso causa um grande prazer, que está ligado à perda do medo e a gerar uma inebriante sensação de poder. O...
tracking img