Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As drogas podem ser classificadas de acordo com sua atuação no Sistema Nervoso Central (SNC)
01. Perturbadoras: perturbam o funcionamento do SNC
02. Estimulantes: aceleram o funcionamento do SNC
03. Depressoras: deprimem o funcionamento do SNC
· Drogas Perturbadoras do SNC
01. Naturais (maconha, cogumelos, cactos, caapi, chacrona, lírio, datura (trombeteira), etc
02. Sintéticos (LSD,Ecstasy)
03. Anticolinérgicos
- O que são?
As drogas perturbadoras produzem alteração do nível de consciência e podem induzir a delírios e alucinações. À exceção dos anticolinérgicos, não têm utilidade médica e são chamadas de alucinógenas. Há dois mil anos já integravam cerimônias religiosas dos nativos da América.
- Reações:
Pânico com alto grau de ansiedade e medo. É a chamada "bad trip", ouviagem ruim. O usuário também vê imagens simples, linhas ou traços de objetos, como se fossem luzes ou figuras geométricas vistas nos cantos dos olhos, ou rastros de luz seguindo objetos em movimento. Experiências emocionais complexas, como tristeza, ansiedade ou idéias paranóicas podem se repetir por alguns dias ou semanas após a ingestão.
- Dependência:
As drogas perturbadoras do SNC não causamdependência física. Portanto, não provocam sintomas de abstinência. Mas causam dependência psicológica.
- Efeitos:
Causam sensações subjetivas de aumento de atividade mental e do sentido da audição | Alteram o nível de consciência |
Diminuem a capacidade de diferenciar-se do meio ambiente | Levam à introspecção |
Alteram as imagens corporais | Induzem percepções sensoriais anormais (ilusõese alucinações) |
Aumentam as pupilas, a temperatura do corpo e a pressão arterial. | |
· As Drogas Perturbadoras Naturais:
01. Maconha:

Trazidos ao Brasil pelos escravos africanos, os feixes da Cannabis sativa eram usados para fazer cordas. O nome maconha se origina do rearranjo das letras c-a-n-h-a-m-o.
Seu princípio ativo é o Tetrahidrocanabinol (THC), cujo uso habitual podedeterminar alterações que dependem do estado emocional do usuário. Normalmente, a maconha causa:
* aumento da percepção dos sentidos, perturbação da noção de tempo, perturbação da memória de fixação e dificuldade para calcular espaço e distância.
* confusão entre fantasia e realidade, sensação de relaxamento, acessos de euforia e de riso incontrolável, aumento da libido, desconfiança e perda dosenso crítico.
* tremores finos das extremidades do corpo, redução da força muscular, taquicardia, náuseas, boca e garganta secas e irritação com vermelhidão dos olhos.
Os efeitos iniciam-se alguns segundos depois de fumar, atingem seu ápice em 30 minutos e desaparecem 2 a 4 horas depois. A síndrome amotivacional - perda do interesse e desmotivação generalizada - pode estar presente nosusuários da maconha.
Fumada geralmente em grupos, com o cigarro passando de mão em mão, a fumaça extremamente aquecida da maconha provoca transformações malignas nos pulmões, mais graves do que a fumaça do tabaco. O metabolismo se dá no fígado e nos pulmões e a substância se deposita nos tecidos gordurosos do cérebro e testículos. O depósito nos testículos provoca azoospermia (redução do número deespermatozóides) ou aumento de células anormais de esperma, causando esterilidade temporária. A fertilidade se normaliza com a interrupção do uso da droga.
02. Haxixe:
É a resina que a planta Cannabis sativa secreta para proteger o broto. É aproximadamente 10 vezes mais potente do que a maconha. Apresenta-se como pasta sólida, moldada em pequenas bolotas e vendida assim para consumo. Como a maconha,o haxixe é fumado.
Efeitos do uso da Cannabis sativa (maconha e haxixe)
- euforia, sensação de relaxamento, aumento da libido, alteração da noção de tempo e distância, aumento do apetite, interação social diminuída, prejuízo da memória recente, prejuízo na realização de tarefas múltiplas, desconfiança, tremores finos, queda da temperatura, redução da força muscular, boca seca, olhos...
tracking img