Atps rh - etapa 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Capa do filme: Tempos Modernos 9
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
APÊNDICES 9
A - SINOPSE 9


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal a Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas (ARH/GP) e a forma em que éapresenta nas empresas.
A elaboração desta pesquisa visa expor ao leitor as mudanças decorrentes dentro da área de ARH/GP que nos leva a Moderna Gestão de Pessoas. Por meio destas comparações, pretende-se elaborar um plano de ação que possibilite a diversificação de estratégias para uma boa relação com os empregados.
O projeto visa atender os requisitos necessários à aprovação na disciplina deAdministração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas e complementar o aprendizado para que, de forma prática sejam desenvolvidas competências e habilidades consideradas um diferencial competitivo.
A metodologia empregada no desenvolvimento do projeto tem como base a pesquisa exploratória. Segundo Reis (2008, p.55) “a pesquisa exploratória é o primeiro passo de qualquer pesquisa. Podendo serdesenvolvida através de levantamento bibliográfico, entrevistas e análise sobre o tema abordado.”.
Outro procedimento a ser utilizado para a fundamentação do trabalho desenvolvido é a pesquisa bibliográfica. “A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas (em livros, revistas, etc.). Pode ser realizada independentemente, ou como parte de outrostipos de pesquisa.” (Rampazzo, 2005, p.53)
Tendo em vista a elaboração de um plano de ação que possibilite a diversificação de estratégias para uma boa relação com os empregados, busca-se realizar uma análise de conteúdo acerca dos dados levantados que serão apresentadas no decorrer da pesquisa.

FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Assim como outras áreas, a Administração deRecursos Humanos ou Gestão de Pessoas (ARH/GP) passou por diversos processos de modificação conforme as necessidades de cada época. Sendo assim a ARH/GP é considerada uma das áreas mais afetadas pelas transições ocorridas no mundo moderno.
Segundo Chiavenato (2008, p. 34) “podemos visualizar ao longo do século XX três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era IndustrialNeoclassica e a Era da Informação.”
A Era Industrial Clássica (1900 – 1950) caracteriza-se pelo fenômeno da industrialização em amplitude mundial, pelo surgimento dos países desenvolvidos e industrializados e por sua estrutura organizacional burocrática, constituída em formato piramidal e de decisões centralizadas. Nesse contexto as pessoas eram vistas como “recursos de produção” e a área deARH/GP, como é conhecida atualmente, denominava-se área de Departamento de Pessoal a qual era responsável pela execução dos pagamentos de salários e benefícios e por realizar processos de recrutamento e dispensa dos funcionários.
A Era Industrial Neoclássica (1950 – 1990) período iniciado após a Segunda Guerra Mundial, caracteriza-se pelas dinâmicas mudanças nos mercados, pela solidificação docapitalismo, pela constituição dos Sindicatos entre outros fatores. Nesse período os funcionários passaram a ser vistos como “recursos vivos”, não apenas como um fator inerente a produção. A ARH/GP possuíam mais funções dentre as atividades exercidas, entre elas a busca por profissionais com competências técnicas para que desta forma as metas e objetivos da empresa pudessem ser alcançados com acolaboração da área.
A Era da Informação, tem seus primeiros indícios a partir de 1990 onde, devido a globalização observou-se um alto nível de competitividade entre as empresas.
Nesse período os funcionários eram vistos como pessoas proativas e inteligentes que precisavam de estímulos para dar maiores contribuições para a empresa. A ARH/GP passou a atuar efetivamente nas organizações, visando atender...
tracking img