Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em que ano surgiu a maconha ?quem inventou ? O.o?


No séc. XI havia grupos de homens, no Norte da Pérsia, que eram conhecidos por sua extrema crueldade e pelas contínuas vitórias que obtinham. Estes grupos agiam intoxicados pelo haxixe, e sempre, espalhavam sua violência. Devido ao vício, foram chamados "Haschichins", donde surgiu a expressão francesa "assassin", e o termo português"assassino".

A maconha já era conhecida há pelo menos 10.000 anos, atrás sendo utilizada com fins medicinais, ou “para produzir risos”.

O mais antigo documento de que se tem notícia, relativo ao cânhamo, é um manuscrito chinês do século XV a.C., intitulado RH-YA, que descreve a planta, sob a denominação de "MO", assinalado a existência de duas espécies, uma que produz frutos (feminina) e outra que sódá flores (masculina).

O Zend-Avesta, manuscrito sânscrito escrito seis séculos a.C., registra as propriedades tóxicas do cânhamo (cadaneh) e de sua resina. E o livro IV dos Vedas se refere à planta, chamando-a fonte da felicidade (vijahia) ou que provoca risos (ananda).

Mas a difusão do costume de fumar as folhas secas da planta começou no Oriente Médio, onde o uso do haxixe, nome que lhederam os maometanos, era prática muito comum.


NO BRASIL

A primeira menção da maconha na nossa língua foi em 1.548 onde está escrito no português da época: "e já ouvi a muitas mulheres que, quando hião ver algum homem, para estar choquareiras e graciosas a tomavão". Segundo alguns autores, o cânhamo foi introduzido nos tempos coloniais, para fins têxteis, sendo plantado no Paraná, SantaCatarina e Rio Grande do Sul.

Outros dizem que foi introduzida juntamente com o tráfico de negros, que passaram a cultivar a planta nos estados do nordeste e usá - la como substância tóxica. O certo é que as plantações se espalharam e o uso indevido da maconha se tornou um problema, levando às autoridades a coibi-lo.

Por uma postura municipal, datada de 4 de outubro de 1830, a Câmara do Rio deJaneiro proibiu a venda e o uso da maconha, bem como a conservação em casas públicas: os contraventores seriam multados, o vendedor es em 20.000 e os escravos e demais consumidores, em 3 dias de cadeia.

A Droga
Como Surgiu

Vista da Rua dos Gusmões, na região da "Cracolândia" Crédito da imagem: Evelson de Freitas
O crack surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 em bairros pobres deNova Iorque, Los Angeles e Miami. O baixo preço da droga e a possibilidade de fabricação caseira atraíram consumidores que não podiam comprar cocaína refinada, mais cara e, por isso, de difícil acesso. Aos jovens atraídos pelo custo da droga juntaram-se usuários de cocaína injetável, que viram no crack uma opção com efeitos igualmente intensos, porém sem risco de contaminação pelo vírus da Aids,que se tornou epidemia na época.
No Brasil, a droga chegou no início da década de 1990 e se disseminou inicialmente em São Paulo. “O consumo do crack se alastrou no País por ser uma droga de custo mais baixo que o cloridrato de coca, a cocaína refinada (em pó). Para produzir o crack, os traficantes utilizam menos produtos químicos para fabricação, o que a torna mais barata", explica Oslain Santana,diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal.
Segundo estudo dos pesquisadores Solange Nappo e Lúcio Garcia de Oliveira, ambos da Universidade Federal de são Paulo (Unifesp), o primeiro relato do uso do crack em São Paulo aconteceu em 1989. Dois anos depois, em 1991, houve a primeira apreensão da droga, que avançou rapidamente: de 204 registros de apreensões em 1993 para 1.906 casosem 1995. Para popularizar o crack e aquecer as vendas, os traficantes esgotavam as reservas de outras drogas nos pontos de distribuição, disponibilizando apenas as pedras. Logo, diante da falta de alternativas, os usuários foram obrigados a optar e aderir ao uso.
Hoje, a droga está presente nos principais centros urbanos do País. Os dados mais recentes sobre o consumo do crack estão sendo...
tracking img