Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Drogas Introdução A pessoa que pensa que o tóxico é uma saída para os problemas, está enganada. Na realidade, ele a levará para o caminho tenebroso do vício, da dependência, da tortura e da destruição. No início a pessoa pensa que o uso das drogas lhe dará prazer e felicidade, mas na realidade o tóxico a transformará num ser despreparado, que roubará, mentirá sempre, transformando-se numa pessoasem caráter, sem princípios, sem vontade e domínio de si mesma. Ficará só com o vício da droga, não terá amigos nas horas de dor e sofrimentos que lhe aguarda. O tóxico, com, o tempo, vai provocando angústia, desespero, tremores, calafrios, sangramentos, extrema excitação, perda de memória, paradas respiratórias, aumento da pressão arterial, e o organismo vai exigindo cada vez maiores desses atéque, saturado das drogas o conduz à morte. O tóxico não permite que o viciado alcance sucesso, o progresso e a felicidade. Ele leva a pessoa para a marginalidade, a demência, a perda do respeito dos amigos, da família e da sociedade. Veja os diversos motivos que levaram as pessoas a usarem drogas, pensando que era legal:
 Começa

a experimentar por curiosidade e por insistência de falsosamigos viciados que precisam vender a droga para comprar as suas próprias doses;
 Começa achando  Começa

que será corajoso diante dos outros;

para fugir da pobreza, quando na realidade ela o leva para a

miséria e a desgraça;
 Começa para acompanhar  Começa achando  Começa achando

outra pessoa;

que terá poder; que vai se livrar dos problemas quando, na realidade, só

vaiagrava-los;

 Começa

para se vingar dos pais, achando que vai atingi-los. Porém o

maior prejudicado é a própria pessoa;
 Começa

para protestar contra a sociedade e as normas vigentes sem saber

que estará prejudicando e afetando a si próprio.

Conceitos Básicos Droga - é toda substância natural ou sintética que, ao ser introduzida no organismo vivo, provoca nele uma ou maismodificações. Tóxicos - toda substância natural ou sintética que, introduzida no organismo, intoxica (envenena), podendo ocasionar alterações e até morte. Droga psicotrópica - substância natural ou sintética que atua no cérebro, afetando processos mentais, motores e emocionais, modificando a atividade psíquica e o comportamento (excitando, deprimindo, perturbando). Tem tropismo pela mente. Tolerância - é aadaptação do organismo a determinada droga. Caracteriza-se pela diminuição gradual dos efeitos, sendo necessário um aumento das doses para conseguir os efeitos anteriores. Síndrome de abstinência - é um conjunto de sintomas desagradáveis que o indivíduo experimenta pela ausência da droga no seu organismo e que se traduzem por sudorese intensa, dores episgráticas, distúrbios emocionai, convulsõescerebrais, agitação e tremores, crises de violência contra si e contra outras pessoas. A falta da droga pó levar a pessoa a demências aparentemente irrecuperáveis. Dependência física - necessidade do organismo de receber doses de certas substâncias, às quais o organismo se acostuma, cuja supressão causa distúrbios mais ou menos graves, denominados "síndrome de abstinência". Dependência psíquica -desejo psicológico de usar a droga, pelo bem-estar que ela produz. Modificação de comportamento. Mal-estar. Vontade irreprimível de usar a droga.

Observação: diante da complexidade de diferenciar os dois tipos, a OMS recomenda, hoje, falar apenas em dependência caracterizada (ou não) pela síndrome de abstinência. Medicamentos - toda substância com fármaco e que se destina a modificar algum estadopatológico. Drogas lícitas - são drogas com ação psicotrópica no organismo e que são de consumo permitido por lei. Entre elas temos: bebidas alcoólicas, tabaco, tranqüilizantes, sonífero, remédios para dormir e estimulantes (chás e café) Drogas ilícitas - são drogas cujo consumo é proibido por lei, como cocaína, LSD, maconha e plantas alucinógenas.

Os efeitos que podem ser observados,...
tracking img