Drogas- vamos pensar a respeito?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Drogas: Vamos pensar a respeito?
O que é droga?
A O.M.S define como droga qualquer substância que uma vez introduzida no organismo vivo pode modificar uma ou mais de suas funções, exceto aquelasnecessárias à manutenção da saúde normal.
Toda substância química (droga) altera o funcionamento do organismo. Mas só as drogas que produzem prazer causam dependência. Se não fosse por causa doprazer, ninguém se tornaria dependente.
È bom saber que na busca de bem estar faz parte de todos nós. O problema é buscar este bem estar nas drogas. Se uma adolescente precisa de tais meios, é porque háalgo errado nas relações do seu dia-a-dia.
As drogas são classificadas em três categorias:
- Estimulantes: produzem aumento da atividade pulmonar, diminui a fadiga, aumentam a percepção ficando osdemais sentidos ativados. Ex: cocaína, cafeína, anfetaminas, etc.
- Depressores: Diminuem a atividade cerebral. Ex: álcool, maconha, lança perfume...
- Psicotrópicas ou alucinógenas: Sãoperturbadores das atividades cerebrais, afetam o sistema nervoso central modificando as atividades psíquicas e comportamentos. Ex: cogumelo, L.S.D, estasy...
Overdose: é o uso de uma única vez, de umaquantidade de droga, além do que o organismo nas condições normais suportaria.
Abstinência: na dependência física é necessário o uso da droga para que o individuo funcione normalmente, quando elas nãosão usadas aparecem sintomas que se agrupam e variam dependendo do tipo de droga utilizada. Sintomas da abstinência: tremedeira, confusão mental, agressividade, etc...
Vários fatores levam ao uso:Problemas sociais, pessoais, financeiros, influência dos amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas licitas.
Emagrecer, engordar, dormir, estimular desejo ouimpressão de que resolvem um problema.

O consumo de drogas deve ser compreendido como conseqüência das dificuldades pessoais, familiares e sociais. A droga não é uma causa e sim fator...
tracking img