Drenos e cateteres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇAO TECNICA E ESPECIALIZADA DE RORAIMA

CUIDADOS COM DRENOS E CATETERES

BOA VISTA – RR
2013
MARCOS CAUPER

CUIDADOS COM DRENOS E CATETERES

Trabalho de pesquisa solicitado para a obtenção da nota parcial da disciplina de UTI Pediatra, ministrada pela professora .

BOA VISTA – RR
2013
INTRODUÇÃO

O uso de drenos e catetes tem características ímpares, prestarassistência em enfermagem com segurança exige do profissional o pleno conhecimento no uso e aplicações dos mesmos.
O conhecimento exige prática e com ela o profissional poderá criar novas técnicas e aperfeiçoar as existentes.
O trabalho descrito demonstra os cuidados que o técnico deverá ter para obter uma eficiente assistência em enfermagem com o uso dos drenos e cateteres.

DRENOS E CATETESDRENOS

Drenos são materiais colocados no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a saída de fluidos ou ar que estão ou podem estar ali presentes, evitando o acúmulo de líquidos em espaços potenciais e removendo coleções diversas. Freqüentemente, sua utilização destina-se à evacuação de secreções como seromas, hematomas, secreções do trato digestivo, linfa, pus e material necróticode regiões onde não seja possível a exposição e limpeza repetidas.
Os cateteres são tubos de diversos materiais e calibres inseridos no organismo, tendo como função a infusão de líquidos, como, por exemplo, os cateteres intravenosos, ou a retirada de líquidos, como os cateteres vesicais.

CLASSIFICACÃO QUANTO AO MATERIAL

BORRACHA

Os drenos de borracha podem ser tubulares, rígidos oulaminares. Os primeiros drenam por gravitação, e os outros dois, por capilaridade. Apresentam como vantagens sobre os de polietileno, o fato de serem mais macios e maleáveis, reduzindo a chance de lesão de estruturas intra-abdominais, como vasos e alças, devido à erosão de contato.
Como inconvenientes, por terem uma superfície mais irregular, são mais sujeitos à colonização bacteriana e infecçãoperidreno.

POLIETILENO
São confeccionados de material plástico pouco irritante, às vezes radiopaco. São rígidos e geralmente apresentam várias fenestrações, permitindo a saída de líquidos por gravitação ou sucção.

SILICONE
Tubos de material praticamente inerte, radiopaco, menos rígido do que o polietileno e menos sujeito a contaminação bacteriana do que o látex.

TEFLON
Utilizado emalguns tipos de cateteres venosos, é menos antigênico que os materiais já citados, reduzindo a incidência de flebite e permitindo maior tempo de permanência do cateter na veia.

VIALON
Composto de poliuretano utilizado na composição de cateteres intravenosos com menor poder antigênico e trombogênico, permitindo maior tempo de permanência no interior dos vasos, sem induzir a tromboflebite.CLASSIFICACÃO QUANTO A FORMA DE ACÃO

CAPILARIDADE
A saída de secreções se dá através da superfície externa do dreno. Não há passagem de líquidos pela sua luz.
GRAVITACÃO
Utilizam-se cateteres de grosso calibre, colocados dentro da cavidade e conectados a bolsas coletoras ou borrachas de látex.

SUCCÃO
Um dreno de polietileno, com múltiplas fenestrações, é conectado, em sua extremidadeexterna, a um reservatório contendo um orifício para saída de ar. Ao se retirar o ar desse reservatório, cria-se o vácuo, fazendo-se a aspiração ativa do conteúdo dentro da ferida, até que a presença do líquido no reservatório iguale as pressões, perdendo-se o vácuo. Ao se esvaziar o líquido coletado dentro do reservatório, realiza-se nova retirada do ar e há retorno da pressão negativa, comaspiração ativa no interior da ferida.

CLASSIFICACÃO QUANTO À ESTRUTURA BÁSICA

LAMINARES
O mais conhecido é o dreno de Penrose, apresentando em três diferentes larguras: 1, 2 e 3. O primeiro geralmente é utilizado na drenagem de pequenas lojas, e o último, quando existe previsão de extravasamento de grandes quantidades de secreção.
TUBULARES
É a forma da maioria dos drenos e cateteres,...
tracking img