DRENAGEM URBANA

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2013
IMPACTOS DA URBANIZAÇÃO DESORDENADA NO MEIO AMBIENTE
Um estudo sobre Enchentes e Alagamentos da Avenida Luiz Tarquínio

Alex da Silva Ferreira1
Douglas Brito Nunes2
Elisângela Soares Borges3
Ludmila Chaves Ferreira4
Matheus Soares Luz 5
Muriel Santana Lessa Freitas 6
Vinicius Cruz Bispo dos Santos7

Resumo
Drenagem urbana consiste no gerenciamento da água da chuva que escoa no meiourbano. Devido à urbanização e as decorrentes alterações no ciclo hidrológico ocorrem às enchentes, que por sua vez são fenômenos naturais que ocorrem periodicamente devido às chuvas de grande magnitude. Baseado nisso, estudamos a participação da população como um todo e as ações feitas e as que poderão ser feitas pelo governo.

Palavras-chave: Drenagem urbana; Enchentes; Poluição; Rios.Introdução
A ocupação desordenada do solo no Brasil é a uma das principais causas dos problemas de escoamento natural das águas pluviais, trazendo consequências gravíssimas como o aumento na frequência das inundações e enchentes dificultando o escoamento devido à impermeabilização do solo. Esta pesquisa visa analisar elementos que se relacionam com influencia do sistema de drenagem urbana, tendocomo caso de estudo a Avenida Luiz Tarquínio, na cidade de Lauro de Freitas região metropolitana de Salvador, considerada um dos pontos mais fortes de alagamento causando transtornos a todos que habitam e trafegam pelo local. Quando chove em volume maior, as águas pluviais não conseguem escoar naturalmente para o seu devido lugar e rapidamente acabam invadindo as residências e as casascomerciais.
A hipótese sugerida é que o sistema de drenagem urbana talvez não tenha sido projetado para uma expansão populacional muito grande, como consequência o processo urbanístico que aumenta a quantidade de chuva que escoa superficialmente, a falta de manutenção do sistema de drenagem já existente, como a desobstrução das bocas de lobo e bueiros que contribui significativamente para o agravamento doproblema, além da falta de empenho das autoridades dos órgãos competentes na área relacionada para uma aplicação de políticas públicas voltadas para o ordenamento do solo e planejamento urbanístico adequado, além da comunidade que descarta lixo em locais indevidos agravando mais ainda o problema.

Caracterização do município
O município de Lauro de Freitas está localizado no nordeste do Estadoda Bahia, na região conhecida como Litoral Norte. Possui uma pequena área, de apenas 60 km², e faz divisa, ao norte, com Camaçari, através do Rio Joanes, e Simões Filho, pelo CIA; ao sul, com Salvador, pela praia de Ipitanga; ao leste, com o Oceano Atlântico; e, ao oeste, também com Salvador. Sua população foi estimada, em 2012, em 171.042 habitantes segundo o IBGE. O município conta apenas com odistrito sede, sendo as demais localidades consideradas bairros, como Areia Branca, Buraquinho, Caixa d'Água, Caji, Centro, Ipitanga, Itinga, Jambeiro, Miragem, Portão, Vila Praiana, Vila Mares, Vida Nova e Vilas do Atlântico. O bairro de Itinga é considerado o mais populoso e Vilas do Atlântico foi construído para abrigar a classe média que fugia da agitação de Salvador.
O território deLauro de Freitas é composto por relevos de tabuleiro e baixos tabuleiros, de planaltos e colinas de Recôncavo. Seu clima é tropical quente e úmido com temperaturas anuais médias e período chuvoso que se estende abril a junho.
Os principais rios do município são o Ipitanga que deságua no Rio Joanes e este no Oceano Atlântico, e por dois outros rios conhecidos como Goro e Sapato que estão poluídos.Além destes existem vários córregos na região.

Área de estudo
A Avenida Luiz Tarquínio no Município de Lauro de Freitas, região Metropolitana de Salvador, sua via contem três km e meio de comprimento e sete de largura, é a principal via de acesso ao bairro de Vilas do atlântico, no Plano Diretor do Desenvolvimento Municipal é classificado como o centro das atividades mais diversificadas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Drenagem Urbana
  • Drenagem Urbana
  • Drenagem Urbana
  • Drenagem Urbana
  • Drenagem Urbana
  • Drenagem Urbana
  • Drenagem urbana
  • Drenagem urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!