Drenagem urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As obras de drenagem devem ser consideradas desde o início da elaboração do planejamento urbano. Um eficiente Sistema de Drenagem deve respeitar as diretrizes do plano diretor do município e/ou seguir os planos regionais, estaduais ou federais para sua perfeita compatibilidade entre o plano de desenvolvimento urbano e as normas técnicas.
Uma das principais funções dadrenagem urbana é agir preventivamente para evitar as inundações nas áreas mais baixas das comunidades sujeitas a alagamentos. Este serviço é essencial para o aumento da qualidade de vida da população. Pois, eleva o nível de saúde das comunidades beneficiadas, gerando mais expectativa de vida e uma maior produtividade.
Quando estas obras são feitas para recompor o que já foi construído deforma desordenada seu custo torna-se alto e deficiente.
Os sistemas de drenagem urbana devem ser aplicados em empreendimentos imobiliários, urbanização e obras sociais desde a sua concepção, planejamento e execução. E é isto que demonstraremos neste trabalho.









2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo geral
O objetivo deste trabalho acadêmico é apresentar a Drenagem Urbana como umaferramenta da Engenharia Civil para o desenvolvimento urbano de forma organizada. Pois, através dela conseguimos escoar as águas tanto pela superfície como por dutos de forma correta evitando danos nas áreas ambientais, sociais e da saúde.


2.2. Objetivos específicos

Os objetivos específicos da Drenagem Urbana são:

(Promover o escoamento rápido das águas superficiais, facilitando otráfego por ocasião das precipitações;
(Estabelecer o desenvolvimento do sistema viário.
(Aumentar a valorização das propriedades existentes na área beneficiada;
( Eliminar a presença de águas estagnadas e lamaçais;
(Recuperar as áreas alagadas ou alagáveis;
(Proporcionar segurança e conforto para a população habitante ou transeunte pela área de projeto.
( Elevar a Saúde Ambiental, evitandoa proliferação de doenças, gerando maior expectativa de vida e aumento da produtividade.
(Preservar os mananciais para as futuras gerações.
(Promover o escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das precipitações;
(Salientar que a educação ambiental, as políticas de monitoramento e controle, a atuação conjunta entre órgãos públicos e a sociedade são oque vão determinar a eficácia do funcionamento dos sistemas de drenagens e o convívio salutar entre o homem e o meio.





3. MATERIAIS E MÉTODOS
Fotos
Entrevistas
Vídeos
Pesquisa Bibliográfica





























4. QUADRO ATUAL NA CIDADE DE MANAUS


A cidade de Manaus é entrecortada por dezenas de igarapés e por décadas famílias ocuparamessas áreas de forma desorganizada e sem nenhuma condição sanitária. Consequentemente, esta ocupação acarretou em inúmeros danos ambientais.
Temos como principais impactos:
(Crescimento na concentração de poluentes nos cursos d’água
(Poluição do Lençol Freático
(Aumento na Frequência das inundações
(Proliferação de doenças
(Prejuízos para a Paisagem UrbanaOs problemas se agravam ainda mais devido à falta de educação ambiental da população. A prova mais contundente é a quantidade de lixo espalhada pelas ruas de Manaus. Notamos que este fenômeno não é característica apenas das classes menos favorecidas ou pela falta de instrução. Ele está presente em todas as classes independente da condição social, financeira ou nível educacional.
Apresença do lixo em nossas ruas ocasionam inúmeros problemas para a drenagem urbana e consequentemente ao meio ambiente. Pois, durante as precipitações esses resíduos são transportados pelas unidades do sistema de drenagem chegando até os rios e igarapés.




5. IMPACTOS AMBIENTAIS E HIDROLÓGICOS

[pic]

Como podemos perceber no Esquema anterior a Urbanização provoca inúmeros...
tracking img