Bovinocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FORRAGEIRAS PARA ENSILAGEM 
No processo de ensilagem o princípio de conservação da forragem é a redução do pH (aumento da acidez) pela fermentação dos açúcares solúveis da planta. Assim sendo, as melhores forrageiras para ensilagem são aquelas com elevado teor de açúcares solúveis. Este é o caso do milho e do sorgo, as melhores culturas para ensilagem. Os capins geralmente têm baixo teor deaçúcares e não são indicados, mas há uma exceção: o capim-elefante (Napier, Cameroon, Taiwan, Mineiro e outros), que por ter bom teor de carboidratos solúveis pode dar silagem de boa qualidade. As leguminosas, por resistirem ao aumento da acidez (têm alto poder tampão) não são apropriadas para serem ensiladas sozinhas. A cana-de-açúcar, apesar do alto teor de carboidratos solúveis, geralmente não dá umaboa silagem, pois tende a possibilitar a fermentação alcoólica e, com isto, há muita perda de material. Entretanto, em silagens de milho, sorgo ou capim-elefante pode-se adicionar até 20% de leguminosas para melhorar seu valor protéico ou, pode-se adicionar 20% de cana picada em silagem de capim-elefante maduro, com menos umidade, para melhorar as condições de fermentação. 

Silo é umabenfeitoria agrícola destinada ao armazenamento produtos agrícolas, geralmente depositados no seu interior sem estarem ensacados.(Soares et al., 2000, p. 5699).
A dimensão e as características técnicas de um silo dependem da finalidade a que se destina, propiciando principalmente:
A manutenção da qualidade do produto armazenado;
A facilidade de enchimento e esvaziamento do silo.
Os silos destinadosao armazenamento de grãos são conhecidos como silos graneleiros, e tem por objetivo, principalmente, manter os grãos secos de modo a evitar a sua deterioração. Já os silos destinados ao armazenamento de silagem tem como característica principal a manutenção de um ambiente anaeróbico.
Os silos graneleiros sss podem estar situados nas fazendas, nos portos, em empresas cerealistas, geralmente emlocais de fácil acesso junto a cidades, rodovias, ferrovias ou hidrovias.
Os silos para armazenar a Biomassa tem como principal preocupação deixar a biomassa seca, protegendo contra a chuva, umidade que o solo pode trazer, entre outros. Algums cuidados são necessários na hora de instalar um silo para biomassa, é necessário que o local seja ventilado, e de fácil drenagem da água em casos de chuva oulimpeza.[1].

Silo horizontal. Neste tipo, os mais usados são a trincheira e o silo de superfície. Este tipo de silo tem como vantagem, exigir menor investimento inicial e permitir a mecanização de todas as operações de silagem. As desvantagens se devem a grande superfície de exposição do material ao ar e ao sistema de fechamento que é trabalhoso, necessitando de inspeções diárias.
O silo desuperfície tem como vantagem a sua maior flexibilidade, que facilita a produção de silagem em boas condições sem a necessidade de investimento na construção de silos permanentes. Já as desvantagens são que os riscos de perdas são maiores do que os outros tipos de silo, dada a compactação mais difícil e demorada e a grande superfície de exposição ao ar.
O silo trincheira é uma construção permanente(benfeitoria). Em comparação aos silos verticais tem como vantagem a facilidade de manejo e o baixo custo de produção. E as suas desvantagens são devido ao risco de maiores perdas de silagem devido a maior superfície de exposição e aos riscos de infiltração de ar e água, principalmente em silos trincheiras não revestidos.

Silagem é um método de tratamento de doenças animais, usualmente leguminosas ougramíneas bem picadas, armazenada em embalagens enlatadas verticais ou trincheiras revestidas com plástico, e bem tapadas para evitar o contacto com o ambiente. O material resultante passa por um processo de anaerobiose, isto é, na ausência de oxigénio, por acidificação do material verde vegetal e pode ser utilizado como alimento de gado ruminante nas épocas de ausência do alimento ao...
tracking img