Drenagem linfatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Drenagem linfática
Prof. Roberta Merino Masina
roberta@sogab.com.br
Técnica de Compressão manual dos tecidos, que utiliza pressões intermitentes e tem como objetivo aumentar o fluxo da circulaçãolinfática para tratamento de patologias.
As primeiras referências no estudo da drenagem linfática ocorreram em 1982 com Winiwarter.
 

Efeitos da atuação da drenagem linfática:

 
Ela atua nareabsorção de líquido retido no meio intersticial.
A drenagem aumenta a pressão osmótica do líquido intersticial, de forma a manter o equilíbrio de pressões hidrostáticas e osmóticas, com issoreabsorvendo líquidos excedentes do interstício absorvendo restos celulares metabólicos, proteínas e toxinas através das vias excretoras e a devolução da linfa para o sistema sangüíneo.
Ao se restabelecer oequilíbrio da membrana eliminando o excesso de líquido e substâncias, os tecidos podem ser melhor oxigenados e nutridos através da circulação arterial.
 
Constituição do Sistema Linfático:
 
Osistema linfático é constituído por capilares, pré-coletores, coletores, canal ou ducto torácico esquerdo e canal ou ducto linfático direito, linfonodos e válvulas linfáticas.
 
Capilares: Iniciam noespaço intersticial. É uma rede muito fina e corresponde a primeira estrutura do sistema linfático. Possui paredes muito permeáveis, o que permite a entrada de macromoléculas de proteínas e mineraisque não seriam absorvidos pelo sistema venoso.
 
Pré- Coletores: Intermediam capilares e coletores.
 Possuem válvulas na membrana interna, por isso o fluxo da linfa é unidirecional.
 
Coletores:Continuação dos pré-coletores, com maior calibre, também possuem válvulas e conduzem a linfa no sentido centrípeto.
 
Chegando nos linfonodos a linfa é transportada por ductos eferentes até doisgrandes coletores principais, o canal ou ducto torácico esquerdo e canal ou ducto linfático direito.
 
Canal Linfático Direito: termina no tronco das veias jugular interna direita e subclávia direita,...
tracking img