Drenagem linfatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4525 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IBRAMAEC
Escola Brasileira de Medicina Alternativa e Estética Corporal
Praça da república, 80 conj. 605 – Centro – São Paulo – Cep 01045-000.
Tel.: (11) 6848 – 3790 Site: www.ibramaec.com.br

APOSTILA PASSO A PASSO

Drenagem Linfática Manual Corporal

Sistema Circulatório

Funcionamento

Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através dasartérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração. O aparelho circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos; além disso, também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uréia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.
A circulação inicia-se no princípio da vida fetal.Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto em um período aproximado de um minuto.
Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coraçãoduas vezes:
Primeiro rumo aos corpo, depois rumo aos pulmões.

[pic]

Coração (o centro funcional)
O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais dessestecidos.
O coração é formado por quatro cavidades; os átrios direito e esquerdo e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.
Circulaçãopulmonar
O sangue procedente de todo o organismo chega ao átrio direito através de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando o átrio direito se contrai, impulsiona o sangue através de um orifício até o ventrículo direito. A contração deste ventrículo conduz o sangue para os pulmões, onde é oxigenado. Depois, ele regressa ao coração no átrio esquerdo. Quando estacavidade se contrai, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e dali, para a aorta, graças à contração ventricular.
Entendendo a Circulação
“Tum, tum, tum, bate coração..." O coração bate mais forte quando a gente pula corda, joga futebol, brinca de pega-pega ou corre por aí. Por quê? Quando nos movimentamos rapidamente, gastamos mais energia. Então o sangue tem que circular depressinha, porquetem muita coisa para fazer:
-alimentar cada célula
-levar embora os restos celulares (aquilo que ela não aproveita do alimento)
-trazer ar novo para os pulmões
-expulsar o ar usado.
Ufa! O coração bate mais rápido, porque ele é que faz o sangue circular. Assim como os carros circulam pelas ruas, o sangue circula pelo nosso corpo. As avenidas percorridas pelo sangue se chamam veias e artérias.Pelas veias, o sangue chega ao coração. As artérias levam-no embora.
O sangue é constituído por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
O sistema circulatório é encarregado de transportar, por meio do sangue, substâncias necessárias para a vida das células.
Abastece as células de nutrientes e oxigênio, leva os hormônios das glândulas endócrinas até os órgãos onde elas atuam, e retiraos resíduos metabólicos (dióxido de carbono etc.) e outras substâncias que as células eliminam. Atua também no equilíbrio da temperatura.
O sistema circulatório é formado por:
-Uma bomba que impulsiona o sangue através do organismo: o coração.
-Um sistema de vasos que inclui: artérias, arteríola, veias, vênulas e capilares.
-O sangue.
O coração ocupa uma posição central na cavidade...
tracking img