Drenagem linfatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático trabalha em paralelo a circulação sanguínea, capta o que não serve para as células, drena o excesso de líquidos dos espaços extracelulares, para a corrente sanguínea. Também funciona como sistema de defesa do corpo. Os importantes componentes desse sistema são os vasos linfáticos: está praticamente em todo o corpo, com vasos de paredes finas, com válvulaslinfáticas abundantes, visível apenas em indivíduos vivos. (Anatomia Orientada para Clinica; Keitth L. Moore, Arthyr F. Dalley).
Plexos linfáticos (capilares linfáticos): se originam nos espaços extracelulares (intercelulares) da maioria dos tecidos, por ter o endotélio muito fino sem membrana basal que facilita a entrada do excesso de líquido tecidual, as proteínas plasmática, resíduoscelulares, bactérias, células inteiras e principalmente linfócitos.Esses vasos removem substancias e líquidos dos espaços extracelulares dos tecidos conjuntivos. Ao circular através dos vasos linfáticos, a linfa atravessa os linfonodos. Neles quaisquer substancias estranhas (antígenos) que estejam sendo transportadas pela linfa são concentradas e expostas aos linfócitos, o que desencadeia a cascata deetapas que constitui a resposta imunológica. Os vasos linfáticos por fim, drenam a linfa para a corrente sanguínea ao unir-se as veias na junção da jugular interna e da subclávia, no pescoço. Ducto torácico drena linfa do restante do corpo. Os roncos linfáticos que drenam a metade inferior do corpo fundem-se no abdome, algumas vezes formando um saco coletor dilatado, a cisterna do quilo, a partirdesse saco, ou da função dos trocos o ducto torácico ascendente, entrando no tórax e atravessando-o para entrar no ângulo venoso esquerdo, embora este seja o padrão de drenagem típico da maior parte da linfa os vasos linfáticos comunicam-se livremente com as veias em muitas partes do corpo Ref. (Histologia texto e Atlas segunda edição Michael H. ROSS e Lynn J. Romrell e Anatomia Orientada paraClinica; Keith L. Moore, Arthyr F. Dalley).
. Linfa: é um líquido tecidual que entra nos capilares linfáticos e é conduzido por vasos linfáticos, geralmente a linfa é transparente, aquosa e ligeiramente amarela, tem composição semelhante ao plasma sanguíneo. Linfonodos: são órgãos linfáticos pequenos, ovais, estão interpostos no trajeto dos vasos linfáticos, nos quais a linfa é filtrada no seutrajeto ate o sistema venoso. Linfócitos: células de imunidade circulante que reagem a corpos estranhos em nosso corpo. Tecido linfóide: são os locais onde produzem linfócitos e se encontram na parede digestória, no baço, no timo, nos linfonodos e também na medula óssea vermelha. Ref. (Anatomia Orientada para Clinica; Keith L. Moore, Arthyr F. Dalley)
As funções gerais do sistema linfáticoconsistem em concentrar antígenos em certos órgãos linfóides, circular linfócitos através desses órgãos de modo que eles possam entrar em contato com os antígenos, transportar os produtos da resposta imunológica (linfócitos T efetores, anticorpos humorais) para os tecidos em que sejam necessários, e eliminar o antígeno do organismo. Ref. (Histologia texto e Atlas segunda edição Michael H. ROSS e Lynn J.Romrell)
A auto atividade é um sinal de um processo infeccioso podemos dizer que, o sistema linfático é previsível para a disseminação de células cancerosas em todo o corpo, de forma que a formação de ínguas (sinais de aumento da atividade do gânglio, aumento de tamanho) está relacionada à inflamação no corpo. A inflamação dos vasos linfáticos e linfonodos é um importante precursor de lesõese inflamações. (Anatomia Orientada para Clinica; Keith L. Moore, Arthyr F. Dalley)
A drenagem linfática é uma técnica de massagem, manual ou mecânica, que tem por objetivo estimular o sistema linfático a eliminar toxinas. A corrente dos vasos linfáticos procede em sentido centrípeto, ou seja, desde a periferia em direção ao centro.
As técnicas da drenagem linfática são aplicadas aos...
tracking img