Dort/ler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Segundo Chiavegato e Pereira (2004) as lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) são um conjunto de doenças que afetam músculos, tendões, nervos e vasos dos membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, braços, ombro, pescoço e coluna vertebral) e inferiores (joelho e tornozelo, principalmente) e que têm relação diretacom as exigências das tarefas, ambientes físicos e com a organização do trabalho.
A sigla DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho também é a tradução de um termo internacional e tem sido adotada pelo INSS desde 1998. Em linhas gerais, do ponto de vista técnico, tem o mesmo significado de LER. Porém, a revisão da norma técnica do INSS de 1998, ao mesmo tempo em que alterou aterminologia, trouxe restrições de direitos previdenciários. Assim, os termos LER e DORT têm sido utilizados como sinônimos.
As LER/DORT são cada vez mais comuns entre os trabalhadores, podem levá-los à incapacidade para o trabalho, parcial ou total. A doença faz com que muitos tenham que interromper suas atividades temporariamente ou definitivamente.
A preocupação em proporcionar ao trabalhadoruma maior qualidade de vida, como forma mesmo de manter ou aumentar a sua produtividade, associada ao crescimento constante do número de casos de LER/DORT, está na base das discussões mais recentes sobre o assunto, bem como do enquadramento da síndrome entre as doenças ditas ocupacionais.

REVISÃO DE LITERATURA

Breve histórico

De acordo com INSS, as LER/DORT no Brasil foram inicialmentedescritas como tenossinovite ocupacional, das quais foram apresentados casos verificados em lavadeiras, limpadoras e engomadeiras, durante o XII Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em 1973. Na ocasião, foram recomendadas pausas de trabalho para aqueles trabalhadores cujas atividades implicassem em operar intensamente com as mãos.
Só bem mais tarde, porém, mais especificamenteem 1987, é que a Previdência Social passou a reconhecer a tenossinovite do digitador como doença ocupacional, resultado de uma intensa pressão das entidades sindicais representativas dos trabalhadores em processamento de dados.
Em 1990, foram editadas medidas preventivas, através da Portaria nº 3.751, do Ministério do Trabalho, que alterou a Norma Regulamentadora nº 17, e atualizou a Portaria nº3.214/78. O ato normativo em questão abordou vários aspectos das condições de trabalho que propiciavam o aparecimento das LER/DORT, aconselhando a adequação ergonômica dos postos de trabalho e pausas para descanso em determinadas atividades.
No ano seguinte, o então Ministério Unificado do Trabalho e da Previdência Social publicou as normas referentes às LER, que faziam parte de sua série deNormas Técnicas para Avaliação de Incapacidade, as quais continham critérios de diagnóstico e tratamento, além de ressaltar aspectos epidemiológicos da síndrome.
Em 1992, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e das Secretarias de Estado do Trabalho e Ação Social e da Saúde de Minas Gerais, o Sistema Único de Saúde fez publicar resoluções sobre o assunto.
O INSS, por seu turno,em 1993, publicou uma revisão de suas normas sobre LER, ampliando o conceito até então aceito e reconhecendo na etiologia da doença, além dos fatores biomecânicos, os fatores relacionados à organização do trabalho. Essas normas foram substituídas, em 1998, pela Ordem de Serviço INSS/DSS nº 606/98.

O que são as LER/DORT?

Por LER/DORT entende-se um conjunto de síndromes (quadros clínicos,patologias, doenças) que atacam os nervos, músculos e tendões, juntos ou separadamente. Como são resultado da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular com a falta de tempo para sua recuperação, têm seu surgimento relacionado a condições de trabalho inadequadas.
Tanto a utilização excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos (digitação,...
tracking img