Doping

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Doping / Dopagem

“Não importa ganhar, importa sim participar e dar o melhor de si.”
Pierre de Coubertin

Ricardo Maia
2009/2010

Índice

Introdução_______________________________________________pág

ina 3
Doping__________________________________________________pági

na 4
Doping: Drogas e Métodos__________________________________páginas 5 a 11
Efeitos colaterais do consumo deesteróides____________________páginas 12 a 15
DOPING: CORRECTO OU INCORRECTO? VOLUNTÁRIO OU NECESSÁRIO?__página 16
Conclusão_______________________________________________pági

na 17
Bibliografia______________________________________________pá

gina 18

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Biologia proposto pela professora Lígia da Silva Osório.
Hoje emdia o doping é um dos problemas mais actuais e também um dos mais preocupantes, não só pelo facto de falsear a “verdade desportiva” mas também porque esta prática é quase sempre muito perigosa para os próprios atletas.
Com este trabalho o nosso grupo pretende definir e explicar em que consiste a prática do doping, os vários métodos, técnicas e drogas usadas, explicando o que fazem, quecapacidades físicas é que melhoram e quais os problemas que podem provocar na saúde dos desportistas. Pretendemos também falar sobre certos casos famosos de doping, assim como reflectir um pouco sobre o que leva aos desportistas a esta prática.

Doping
O doping (ou dopagem) não é mais que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletasdesportivos. O doping pode também ser considerado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo. No entanto, não deve ser confundido com um treino físico rigoroso. A prática de doping já é bastante antiga, tendo pelo menos mais de um século. Em 1904 Thomas Hicks ganhou a maratona recorrendo a doses enormes de conhaque e estricnina,para conseguir aguentar o desgaste físico da corrida. Como resultado, desmaiou assim que ganhou a maratona, tendo sido necessário várias horas para que ele fosse reanimado e recuperasse os sentidos. Pensa-se que esta prática começou-se a desenvolver intensamente a partir do momento em que começaram a haver grandes eventos desportivos, onde vários países competiam entre si. Por volta de 1936pensa-se que os atletas da Alemanha Nazi já usavam os primeiros esteróides à base de testosterona. Em 1954 houve rumores que durante o campeonato do Mundo de levantamento de pesos os desportistas soviéticos usavam injecções de testosterona (o que é certo é que nesse ano vários recordes mundiais foram batidos pelos soviéticos). Mais tarde, em 1962, o doutor Jonh Ziegler, antigo médico da UniãoSoviética, foi trabalhar para a equipa dos EUA. Nesse ano a equipa dos EUA dominou no levantamento de pesos (pensa-se que ele deu aos atletas americanos dianabol, um esteróide anabolizante). Mas só foi por volta de 1960 é que se iniciou a era moderna do doping, quando o ciclista dinamarquês Knut Jensen morreu durante o Giro de Itália, uma das mais importantes provas de ciclismo do mundo. Desde então,tanto as técnicas como os meios de procura de doping têm evoluído, ainda que as técnicas dopantes estejam a evoluir mais rapidamente que os testes antidoping.

Curiosidade: Hoje em dia já existem práticas de dopagem para desportos como o xadrez e outros desportos mentalmente muito exigentes não sendo o doping somente usado em actividades físicas.

* O termo doping tem as suas origens napalavra “doop”, que significa um sumo viscoso obtido do ópio e utilizado já desde o tempo dos gregos. |

Doping: Drogas e Métodos
De entre todas as drogas e substâncias dopantes que encontrámos podemos dividi-las em vários grupos e classes, sendo estes:
- Esteróides anabolizantes
- Estimulantes
- Analgésicos
- Beta-bloqueantes
- Hormonas peptídicas
- Agentes mascarantes
- Beta-agonistas...
tracking img