Doping

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Doping:

Doping é o uso de drogas ou de métodos específicos que visam aumentar o desempenho de um atleta durante uma competição.
A palavra "doping" é de origm inlgesa, usada no turfe, significa injeção ilícita de uma droga estimulante aplicada no animal de corrida a fim de assegurar-le a vitória.
O doping é proibido nos esportes porque, além de prejudicar a saúde, trata-se de umaconduta antiética do atleta ao proporcionar uma vantagem competitiva desleal em relação aos outros atletas.
O controle de dopagem é feito através do exame antidoping que consiste na recolha de uma amostra de urina do atleta imediatamente após o fim de uma competição. Também é frequente a realização de exames surpresa nos atletas.
A AMA - Agência Mundial Antidoping (em Inglês: WADA - WorldAnti-Doping Agency) é responsável por determinar as substâncias proibidas e combater a prática de doping entre os atletas.
As substâncias proibidas são agrupadas nas seguintes categorias:
Estimulantes: reduzem a fadiga e aumentam a adrenalina.
Narcóticos: diminuem a sensação de dor.
Esteróides anabólicos: aumentam a força muscular.
Diuréticos: usadas para controlar o peso e também para mascarar odoping.
Betabloqueadores: diminuem a pressão arterial do atleta. São usados em competições de tiro e arco e flecha para manter estáveis as mãos do atleta.
Hormônios peptídeos e análogos: aumentam o volume e a potência dos músculos.
Outro método proibido é o doping sanguíneo, uma transfusão em que o sangue do atleta é injetado nele mesmo, para aumentar o oxigênio nos tecidos.


Estratégia da FifaTema que costuma suscitar escândalos nas principais competições esportivas, o doping vem sendo cada vez mais tratado como prioridade pela Fifa. A entidade já definiu a estratégia para combater o problema tanto na Copa das Confederações neste ano quanto na Copa do Mundo em 2014.
Sua grande arma, o chamado “passaporte biológico”, é um banco de dados que contém análises de urina e de sangue queidentifica a presença de drogas que turbinam o desempenho de atletas de alto rendimento.
Aprovado pela Agência Mundial Antidoping (WADA), esse método deve ser aplicado em todos os jogadores — e não apenas durante os torneios. Um primeiro exame serve de referência para outras análises. Caso exista alguma variável de substâncias em coletas futuras, o esportista será investigado, até que sejajustificada a alteração. Se tiver passado por um tratamento médico, o atleta também pode incluir a informação no passaporte.
A ideia não é substituir o exame de urina, como o que detectou a presença do anabolizante efedrina no organismo de Diego Maradona na Copa dos EUA-1994. No futuro, espera-se que o novo modelo leve em conta, além do sangue, análises endócrinas.


Doping Genético
O dopinggenético é a alteração genética dos atletas para melhora do desempenho nas provas.
Apenas no ano de 2003 é que a Agência Mundial Antidoping (Wada) inclui o doping genético como prática condenada no esporte. Apesar de ser uma prática relativamente nova, esse tipo de doping possui várias curiosidades.
No doping comum, o atleta ingere substâncias que lhe darão mais velocidade, mais resistência, ou seja,seus resultados serão melhores. No doping genético, o atleta utiliza métodos para alterar e transformar os genes responsáveis pelas habilidades requeridas no esporte.
Na prática do esporte, essas habilidades podem ser atribuídas aos músculos. Para melhorar o seu desempenho, o atleta deve ter músculos mais fortes, mais rápidos e principalmente músculos que se recuperem depois de treinamentos.
Umadas substâncias mais famosa nesse tipo de doping é a eritropoietina, EPO. Trata-se de um hormônio secretado pelo rim que estimula a produção de células vermelhas do sangue. Essas células vermelhas são chamadas de hemoglobina e têm a função de transportar oxigênio pelo sangue.
O hormônio sintético de EPO elevará os níveis de hemoglobina no sangue e mais oxigênio chegará aos músculos. Com a...
tracking img