Don quijote

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Don Quijote de La Mancha” es una narrativa considerada como canónica y universal; La primera porque es leída y estudiada no solamente en España, sino también en muchas outras culturas del mundo. Otras narrativas de la misma envergadura serían las obras de William Shakespeare, em la lengua inglesa o las obras de Camoes en la lengua portuguesa.
Tomando en cuenta esos comentarios establezca unarelación de comparación entre “El Quijote” y “Los Lusíadas”.Considere:
1) En que épocas fueron escritas?
Os lusíadas, poema épico que tem como tema principal o descobrimento do caminho marítimo para as Índias. Foi publicado em 1572 e é considerado o maior poema épico da língua portuguesa.Tem como assunto principal a viagem de Vasco da Gama às Índias(1497-1498) no período literário classicismo.As perigosas viagens por mares nunca antes navegados, costumes diferentes, contato com povos, a exaltação do homem-herói e a exaltação do povo português.
São dez cantos, em 1102 estrofes de oitos versos, de esquema rimático. Sua estrutura subdivide-se em proposição, invocação, dedicatória e narração. Seguindo as normas do classicismo imperante.
Os lusíadas mostra harmoniosamente os ideaisrenascentistas, imperialistas e nacionalista do império, em uma ideologia medieval, conservadora e feudal; a mitologia pagã juntamente com o ideal cristão.
Dom Quixote, Este clássico da literatura universal, originalmente intitulado el ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha, foi criado pelo autor espanhol Miguel de Cervantes Y Saavedra, que viveu de 1547 a 1616. Ele foi publicado pela primeiravez em 1605, na cidade de Madri. Estruturalmente o livro é dividido em 126 capítulos, organizado em duas partes – a primeira lançada em 1605 e posteriormente em 1615.
Dom Quixote foi publicado em uma época de grandes transformações; os romances de cavalaria, até então ocupando um lugar de destaque na literatura popular, já começavam a decair. Seguindo as inovações vigentes no contexto em queviveu, Cervantes satiriza este estilo literário, criando nesta obra uma paródia das novelas medievais protagonizadas por cavaleiros heróicos.
Este livro é um pioneiro da literatura moderna européia, sendo considerado a melhor produção literária espanhola.
Retrata a história de um senhor fidalgo rico que gostava tanto de ler novelas sobre as cavalarias andantes dos séculos XI a XII que acaba“entrando” dentro delas. A partir daí, o personagem principal vive incríveis e inacreditáveis aventuras pelas cidades espanholas, sempre acompanhado pelo seu fiel escudeiro.

A história é contada numa narrativa em terceira pessoa, cujo narrador apenas relata os acontecimentos, não participa deles. O livro é uma literatura fantástica, ou seja, é uma história irreal e com um impressionante roteiro.Em suamente, ele confunde realidade e literatura: assim, a venda de uma estrada que parece um castelo, os moinhos são gigantes e os exércitos são bandos.
Cervantes cria neste clássico da literatura um personagem inesquecível, imortalizado por leitores de todas as épocas. Este protagonista, um nobre espanhol, já em idade avançada, passa a ter alucinações depois de ler com frequência os romances decavalaria. Ele passa a crer que todas as ações heróicas praticadas pelos personagens destas novelas são reais, e decide também se transformar em um cavaleiro.
As duas partes desta obra apresentam atmosferas distintas. A primeira, em estilo mais maneirista, transmite uma intensa sensação de liberdade, enquanto a outra, tendendo para o barroco, passa ao leitor um sentimento asfixiante, um arsufocante, como se suas páginas pudessem encerrar dentro de si todos que por elas se aventurassem. Aqui os protagonistas parecem caminhar da esfera da imaginação para os limites irremediáveis da realidade.
Assim, Dom Quixote nunca alcançará os seus intentos. A sua visão de mundo é deslocada, antiquada e ele não consegue acompanhar o modo de como de que existência, cada um de seus impulsos tem de ser...
tracking img