Dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOM CASMURRO

Características do Realismo:
-Análise psicológica (os seres vistos em sua complexidade psíquica).
-Análise dos valores sociais (os valores que a sociedade cria para justificar sua própria existência).
-Pessimismo (descrença nos indivíduos e na organização social).
-Refinamento da linguagem narrativa.
-Contemporaneidade (procura a realidade que é contemporânea).
-Retrato fieldos personagens (tipos não idealizados, concretos. Além disso interpreta-se o caráter das personagens e os motivos das suas ações).
-Gosto pelos detalhes específicos.
-Materialização do amor (deixa de lado a visão sentimental do amor).
-Lentidão da narrativa .
-Preocupação formal.
-Ironia.
Personagens:
Bento Santiago ou Bentinho-Filho único, órfão de pai, inseguro, tímido, pertuba-sefacilmente, é impulsivo, a fantasia e a imaginação perturbam o sal mundo, bem abastado. É o narrador e pseudo-autor da obra. Na velhice, momento da narração, era um homem fechado, solitário e triste. As lembranças de um passado triste e doloroso tornaram-no um indivíduo de poucos amigos. Desde menino, foi sempre mimado pela mãe, pelo tio Cosme, por prima Justina e pelo agregado José Dias. Essasuperproteção tornou-o um indivíduo inseguro e dependente, incapaz de tomar decisões por conta própria e resolver seus próprios problemas. Essa insegurança foi, sem dúvida, o fato gerador dos ciúmes e da suspeita de adultério que estragaram sua vida.
Capitolina ou Capitu- de família pobre(filha de Pádua e Fortunata), desde a infância freqüentou a casa de Bentinho. Ao contrário deste,é segura de si,decidida, prática.Tem “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”(definição de José Dias), para Bentinho, "olhos de ressaca, com uma força que arrastava para dentro" , traiçoeira e atraente como as ondas do mar.
Ao contrário de Bentinho, ela é muito segura de si. Desde menina aproveitou se da arenção dos pais para se firmar em suas idéias e princípios. Capitu é forte determinada, sempre procurandoatingir seus objetivos, como aconteceu em relação à conquista de Bentinho e à saída deste do seminário. Tinha olhos de cigana oblíquea e dissimilada, como contatou José Dias. Segundo Bentinho, tinha olhos de ressaca, forte como as ondas do mar que pareciam falta de esperteza de Bentinho. Foi ela que quase forçou o primeiro beijo do casal.

Escobar-Com um perfil pouco desenvolvido no romance,Escobar é, em síntese, um homem de ação, pouco dado a especulações sobre o mundo. Sua carreira de comerciante e seu gosto pelo esporte - que o leva à morte - o contrapõem a Bento Santiago. É um personagem simples e linear, o que o configura como um perfeito parceiro de traição.

Sancha-Mais limitada e menos vital que Capitu, Sancha é seu oposto, como fica claro no fugaz incidente com BentoSantiago, quando ela recusa a dar o passo que levaria além dos limites impostos à sua condição de mulher casada.

D. Glória-Uma boa criatura, descendente de famílias tradicionais da aristocracia mineira e paulista, D. Glória se atém rigidamente às normas do grupo social e, apesar de ser ainda bela e jovem ao tornar-se viúva, recusa qualquer outro tipo de ligação com homens, dedicando-se às tarefas deadministrar os bens, cuidar do lar e educar o filho. Como diz o protagonista/narrador, 'teimava em esconder os saldos da juventude, por mais que a natureza quisesse preservá-la da ação do tempo'. É a figura clássica da matrona ilibada e inatacável.

José Dias-Amante dos superlativos e da bajulação, as convicções de José Dias oscilam de acordo com os interesses dos membros da família a que seagregara. Neste personagem, Machado de Assis traça um perfil magistral de um grupo social típico da sociedade escravocrata brasileira do séc. XIX: o homem livre, mas sem posses, que, tanto por seu próprio interesse quanto por interesse da classe proprietária, integra-se em um clã e perde a própria identidade em troca dos favores que o mantêm vivo, livre e desfrutando de certo status social.

Padre...
tracking img