Dom casmurro- literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1.INTRODUÇÃO 5
2.OBJETIVO 5
3. CONTEXTO HISTÓRICO 5
3.1 Contexto brasileiro: 5
4. CONTEXTO CULTURAL 6
5. CONTEXTO LITERÁRIO 6
6.PERSONAGENS 7
6.1 Protagonistas 7
7. ENREDO 7
8. BIOGRAFIA DO AUTOR 8
9.CONCLUSÃO 10
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1.INTRODUÇÃO
Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis em 1900 e conta a história de um velhosolitário e frustrado com a vida, busca por meio da narrativa rememorar e compreender fatos do passado : o romance com Capitu , o período do seminário, o relacionamento com familiares e amigos , o casamento desfeito , enfim , aquilo que transformou o menino – puro e ingênuo – no velho – solitário e infeliz .
2.OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo trazer aspectos relacionados a obra de Machadode Assis “Dom Casmurro”
3. CONTEXTO HISTÓRICO
A partir da segunda metade do século XIX, a Europa passa por grandes e significativas mudanças. Muitas delas responsáveis pela constituição das sociedades ocidentais de hoje.
A burguesia começa a, definitivamente, tomar espaço. Com isso, os interesses burgueses, industriais e materialistas passam a imperar; as cidades industriais se desenvolvem e ogrande contingente de operários que nelas passa a viver e trabalhar revolta-se; agitações politicas espalham-se pelo continente. Aprofundamento das distâncias sociais (burguesia e proletariado) gerando a formação de sindicatos e o início das lutas de classes.
Ao mesmo tempo, a ciência – sobretudo a natural – passa por um desenvolvimento tão intenso que, com seus métodos de experimentação eobservação da realidade, se torna a única apta a explicar o mundo .
3.1 Contexto brasileiro:
* Crises sucessivas no regime monárquico.
* Revoltas generalizadas em todo o território nacional.
* Guerra do Paraguai
* Trocas sucessivas de Gabinetes.
* Agitações militares.
* Campanhas pela Abolição da escravatura. Luta de classes divididas por interesses antagônicos.
*Campanha pela queda da monarquia e advento da República.
* Depois da publicação de sucessivas leis, o projeto definitivo da abolição é convertido em lei - Lei Áurea, 13 de maio de 1888.
* A crise da monarquia atinge seu ponto crítico. Um governo militar provisório exige a retirada da família real do Brasil - 15 de novembro de 1889.
4. CONTEXTO CULTURAL

De acordo com esse contexto, algumasteorias, além de marcar a época, influenciaram o surgimento e a constituição dos ideais realistas. Dentre ela, destacamos:
Positivismo: teoria segundo a qual apenas por meio da experiência se chega à ” verdade”. Um de seus defensores foi Auguste Comte, pensador e sociólogo francês – considerado criador da sociologia – que defendia que a análise social deveria se basear nos métodos positivosadotados por outras ciências: como a observação, a comparação e a experimentação.
Darwinismo: como ficou conhecida a teoria da seleção natural, segundo a qual apenas os mais aptos e fortes de cada espécie conseguiram sobreviver. Foi o cientista natural inglês Charles Darwin – que chocou o mundo com o fruto de suas pesquisas (e até hoje é alvo de polêmica) – que, com a publicação da obra A origemdas espécies, embasou essa teoria. Para o Realismo, a consequência dessa corrente filosófica é a visão do homem como um animal (que, como outras espécies, evoluiu), em detrimento da visão espiritualizada do Romantismo.
Determinismo: teoria segundo a qual o homem é condicionado pelos fenômenos que vivenciou, passando a ser deles consequência. Assim, fatores como o meio social e a herança genéticaexplicam suas decisões e comportamentos.
5. CONTEXTO LITERÁRIO

Realismo foi um movimento literário na Europa, na segunda do século XIX , com a publicação do romance Madame Bovary. Fazendo oposição ao idealismo do movimento romântico, os realistas concebiam os fatos de forma mais objetiva e fiel á vida real. Assim, o romance deixa de ter a função de distrair e entreter e passam a mostrar a...
tracking img