Uso da compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 COMPOSTAGEM NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA 4
2.1 COMPOSTAGEM 4
2.2 VANTAGEM DA COMPOSTAGEM 5
2.3 COMO FAZER COMPOSTAGEM 5
2.3.1 PROCESSO DE COMPOSTAGEM 6
2.3.2 DESCRIÇÃO DAS TRÊS FASESPRINCIPAIS DO PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO 6
2.4 FATORES QUE INTERFEREM NA COMPOSTAGEM 7
2.4.1 BENEFÍCIOS FÍSICOS 8
2.4.2 BENEFÍCIOS QUÍMICOS 9
2.4.3 BENEFÍCIOS BIOLÓGICOS 10
2.5 AVALIAÇÃO FINAL DO COMPOSTO 10
2.6 O USO DO COMPOSTO 10
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXOS 13
ANEXO 1- COMPOSIÇÃO DO LIXO NO BRASIL 14
ANEXO 2- DESTINO DO LIXO NO BRASIL 15
INTRODUÇÃO

No Brasilhoje a composição do lixo urbano é composto por 4% metal, 3% vidro, 3% plástico, 25% papel e papelão, 65% orgânicos e outros e o destino deste material acaba sendo, 1% tratamento (compostagem, reciclagem e incineração), 10% aterros sanitários, 13% aterros controlados e 76% lixões (GALVÃO, 2011).
A compostagem é um processo ambientalmente seguro, apresenta um baixo custo de implantação,exerce um efeito controlador sobre muitas pragas e doenças e pode ser utilizada como um instrumento de educação ambiental, despertando a consciência ecológica em toda a comunidade envolvida (ALVES, 2005).
A compostagem é uma ótima alternativa para o tratamento dos resíduos orgânicos, pois significa mais da metade do lixo produzido. E veremos a seguir qual a sua importância, suavantagem, como deve ser realizada e como o processo ocorre também à descrição das principais fases do processo de decomposição, quais os principais fatores da compostagem, os benefícios físicos, químicos e biológicos que ela traz. A avaliação final do composto produzido e qual o uso deste composto gerado.




COMPOSTAGEM NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA

Município de Concórdia situa-sena região Oeste Catarinense, na Micro região do Alto Uruguai, a 493 km de Florianópolis, o acesso terrestre ao Município pode ser feito pelas rodovias BR-153 e SC-283, e SC- 463. O aéreo, através do aeroporto municipal "Professor Olavo Cecco Rigon", ou pelo aeroporto de Chapecó, distante 80 km do centro da Cidade de Concórdia (CONCÓRDIA, 2011).
O seu território mede 797,260 Km²,limita-se ao norte pelo município de Lindóia do Sul,  Ipumirim, Arabutã e Irani, ao sul pelo Estado do Rio Grande do Sul, o Município de Alto Bela Vista e Peritiba, a leste pelos municípios de Jaborá, Presidente Castelo Branco, Ipira, e a oeste pelo município de Itá (CONCÓRDIA, 2011).
A população: 67.249 (IBGE  2007). Urbana: 52.387 e Rural: 14.862 (IBGE  2007).
No municípiohoje não existe nenhum sistema de compostagem do lixo urbano produzido na cidade. Mas existe a possibilidade de ser realizado para após ser reaproveitado, só que para isto é necessárias várias coisas, um planejamento e uma conscientização de todos e um projeto bem elaborado.

1 COMPOSTAGEM

Assim, é importante definir, a compostagem é um processo biológico em que osmicrorganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo. O processo consiste em controlar fatores como umidade, temperatura, oxigênio e matéria orgânica, e deixar com que a natureza faça o resto!
Na natureza inúmeros microorganismos participam da decomposição, comobactérias, fungos e actinomicetos, e estes são responsáveis pela maioria da decomposição que ocorre em uma compostagem. São considerados decompositores químicos, porque elas mudam a química dos resíduos orgânicos. (PINHAL, 2011).
Os decompositores maiores, ou macroorganismos, incluem ácaros, centopéias, “tatuzinhos”, caracóis, “piolho de cobra”, colêmbolos, aranhas, lesmas,...
tracking img