Segunda guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais. Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afirmar que:

A) a OTAN visava a apaziguar os conflitos relacionados à divisão da cidade de Berlim, bem como a proteger os países sob sua influência econômica das ameaças deinvasão externa e de conflitos militares.
B) ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada corrida armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear.
C) ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos países que disputavam, após a Segunda Guerra, uma reordenação dos espaços europeu e americano.
D) ospaíses signatários do Pacto de Varsóvia se aliaram e, para defender seus interesses financeiros, formaram um bloco econômico, a fim de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.

(UTRPR) "(...) precisamos compreender a realidade que se encontra por trás da elaborada mitologia da Guerra Fria. Não é muito difícil, se atentarmos aos fatos. O fato básico e crucial, que nunca é demaisrepetir, é que o sistema da Guerra Fria é altamente funcional para as superpotências, e é por isso que ele persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação no caso de uma falha acidental, que ocorrerá mais cedo ou mais tarde. A Guerra Fria fornece um arcabouço onde cada uma das superpotências pode usar a força e a violência para controlar seus próprios domínios contra os que
buscam um graude independência no interior dos blocos – apelando à ameaça da superpotência inimiga, para mobilizar sua própria população e a de seus aliados." (Chomski, Noam. Armas Estratégicas, Guerra Fria e Terceiro Mundo. In: Thompson, Edward. Extremismo e Guerra Fria. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 189-192)

Tendo como referência o texto acima, assinale a alternativa que corretamente interpreta atranscrição.
a) Os discursos ideológicos da Guerra Fria elaboraram um acervo literário, de natureza mitológica, só superada pelo acervo mitológico da antiguidade clássica greco-romana.
b) A eclosão de um conflito nuclear entre EUA e URSS durante a Guerra Fria só não ocorreu graças à eficiência técnica de ambos ao evitarem qualquer falha acidental.
c) O conteúdo ideológico da Guerra Fria forneceu aospaíses do Terceiro Mundo a condição de perceberem os interesses velados no discurso de todos aqueles que buscavam deles se aproximar.
d) A proposição do uso da força e da violência foi amplamente usado pelos países do Terceiro Mundo para evitar a interferência dos interesses das superpotências nos seus limites territoriais.
e) A Guerra Fria foi utilizada pelas duas superpotências para manter adominação sobre o Terceiro Mundo, para evitar que algum país de sua área de influência escapasse ao seu controle.

Sobre a OTAN, assinale a única afirmativa CORRETA.
a) Criada no contexto da Guerra Fria, a OTAN tinha como principal objetivo garantir o sucesso do Plano Marshall na reconstrução dos países europeus afetados pela Segunda Guerra Mundial.
b) Com o desmoronamento do bloco socialistano final dos anos 1980, a OTAN perdeu sua razão de existência e encerrou suas atividades.
c) A Rússia finalmente rendeu-se ao projeto dos Estados Unidos para a instalação de elementos de um escudo antimísseis na Polônia e na República Tcheca.
d) A OTAN tinha, na sua origem, um significado e um objetivo paralelos, no domínio político-militar aos do Plano Marshall no domínio político-econômico.e) Com o aval da Rússia, a OTAN decidiu ampliar-se até os Bálcãs Ocidentais, a região mais instável da Europa, admitindo como novos membros da Organização a Ucrânia e a Geórgia.

(Uepb) Em relação à Guerra Fria, que teve como marco inicial o fim da II Guerra Mundial e o seu término simbolizado pela queda do Muro de Berlim, pode-se afirmar:

I. A Guerra Fria foi um confronto nuclear direto...
tracking img