Documentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Modos de Produção da Sociedade[1]

A SOCIEDADE PRIMITIVA

(1) Os primeiros grupos humanos que lemos notícia foram os bandos. Eram grupos de homens e de mulheres que viviam em busca de caça e de coleta de alimentos. Estavam sempre se mudando de um lugar para outro.
Viviam do que encontravam ao seu redor, fornecido pela natureza. E tudo o que era conseguido era repartido entretodos. Não havia desigualdades.
(2) Mas nem tudo era uma maravilha. O ser humano era dominado pelas forças da natureza, pelas chuvas, pelas enchentes, pelas feras selvagens, etc... Assim, o homem primitivo vivia em completa dependência da natureza.
A evolução daí para frente vai ser importante no sentido de se libertar dessa dependência. O uso das ferramentas de trabalho foi o primeiro passo nessadireção.
(3) Milhares de anos se passaram e os homens foram aprendendo a manejar melhor suas mãos. Aos poucos foram elaborando e descobrindo os instrumentos de trabalho. No começo essas ferramentas eram a pedra, o toco de lenha, um pedaço de osso. Mais tarde a pedra foi transformada em faca, pá, lança, machado. Os homens e mulheres foram aprendendo a transformar a natureza em seu benefício eassim foram conquistando a garantia de ter alimentos para quando precisassem.
(4) Com o passar do tempo alguns bandos cresceram, foram se fixando em uma certa área e se organizando em tribos. Com o desenvolvimento das ferramentas de trabalho, aos poucos foram aprendendo a criar os animais e a plantar os alimentos de que necessitavam para viver.
As tribos foram o primeiro tipo de sociedadeorganizada. Chamava-se Comunidade Primitiva porque a propriedade dos bens materiais era comunal. Tudo o que era produzido era colocado em comum.
Havia sim uma divisão, mas era uma simples divisão de tarefas, motivada pelas diferenças de idade e principalmente de sexo. As mulheres cuidavam da casa, dos filhos, preparavam a comida, fabricavam objetos de cerâmica, de madeira, etc. Os homens sededicavam à captura de animais, conduziam os rebanhos em busca de novos pastos, lavravam a terra. Mas todos tinham a mesma importância na comunidade. Essa divisão de trabalho não resultava em diferenças sociais entre homens e as mulheres.
(5) As decisões eram tomadas em conjunto. O chefe da tribo era escolhido entre aqueles que tinham melhor capacidade de trabalho e de luta. Era respeitado pela suacoragem, experiência e dedicação. Tinha um papel de líder, de coordenador. Mas não explorava nem oprimia as outras pessoas da tribo.
(6) Com o tempo, a descoberta de novas técnicas e de novos instrumentos de trabalho possibilitou um grande aumento da produção. Os homens passaram a produzir com o seu trabalho, mais do que precisavam para viver, mais do que consumiam. Começou a existir uma sobra,um excedente que inicialmente era trocado entre as tribos.
(7) Com o surgimento desse excedente as tribos foram deixando de ser comunidades de iguais e aos poucos passaram a ser sociedades onde já existia uma desigualdade. No príncipio, já existia de forma natural uma diferença entre as tribos mais fortes e as tribos mais fracas. Ocorriam guerras entre essas tribos, e a partir de uma certaépoca os prisioneiros capturados foram sendo transformados em escravos. O trabalho escravo aumentou ainda mais a produção de bens materiais. Cresceu mais a sobra, o excedente.
(8) Dentro das tribos, aos poucos a produção coletiva foi sendo controlada por alguns chefes de família. Estes passaram a se apropriar de uma parte da sobra, do excedente, para proveito próprio e da sua família. Também osescravos, que no início eram propriedade coletiva da tribo, foram se tornando propriedade de alguns chefes de família.
Surgiu também a propriedade privada da terra, que passou a ser cercada em pedaços. Neles a plantação pertencia aos proprietários. Neles eram recolhidos os animais como propriedade particular. No tempo em que os homens eram apenas caçadores, não fazia sentido pensar na terra como...
tracking img