Documento

Páginas: 2 (382 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015

dependencia
A dependência por medicamentos é uma realidade que muda drasticamente a vida de milhares de pessoas, interferindo em suas relações familiares e de trabalho. De acordo com dados daOrganização Mundial de Saúde (OMS), o problema afeta, em média, 10% da população mundial, incluindo dependentes e pessoas que sofrem consequências do convívio com o dependente. Esse assunto será abordadono Por uma boa causa deste mês, começando pela dependência de medicamentos.
Os analgésicos são medicamentos que podem causar séria dependência química. Um exemplo desse tipo de droga é o demerol, quede acordo com a imprensa norte-americana provocou uma parada cardiorrespiratória e a morte do cantor Michael Jackson, devido às altas doses consumidas. Trata-se de um derivado de ópio, semelhante àmorfina, que pode ser utilizado como anestésico e inclusive é de uso restrito em serviços de emergência médica."http://www.olharvital.ufrj.br/2006/?id_edicao=178&codigo=10"

Tolerância
A tolerância éuma diminuição da resposta farmacológica que se deve à administração adapta à presença contínua do fármaco. Geralmente, são dois os mecanismos responsáveis pela tolerância: 1) o metabolismo do fármacoacelera-se (habitualmente porque aumenta a actividade dos enzimas hepáticos que metabolizam o fármaco); 2) diminui a quantidade de receptores ou a sua afinidade para o fármaco. O termo resistência éusado para descrever a situação em que uma pessoa deixa de responder a um antibiótico, a um fármaco antiviral ou à quimioterapia no tratamento do cancro. Segundo o grau de tolerância ou de resistênciadesenvolvido, o médico pode aumentar a dose ou seleccionar um fármaco alternativo."Farmacodinâmica: Seletividade da Ação dos Medicamentos"

intoxicação
A incidência anual de intoxicações pormedicamentos referidas aos Centros de Informações e Assistência Toxicológica (CIATs) é a mais freqüente, comparada com os de envenenamentos por animais peçonhentos e intoxicações por domissanitários,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!