Docencia e psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
www.faculdadeAPOGEU.com.br
Fone: 61) 3484-7097 / 3385-8339


FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

MARIA EDIVANEIDE RAFAEL ALVES

DOCÊNCIA E PSICOPEDAGOGIA: PARCERIA PERFEITA

URUANA-GO
2012

MARIA EDIVANEIDE RAFAEL ALVES

DOCÊNCIA E PSICOPEDAGOGIA: PARCERIA PERFEITA


Monografia apresentada a Faculdade do Noroestede Minas-FINOM como exigência para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional .

Prof.ª Orientadora:___________

URUANA-GO
2012

MARIA EDIVANEIDE RAFAEL ALVES

DOCÊNCIA E PSICOPEDAGOGIA: PARCERIA PERFEITA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à coordenação do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional da Faculdade do Noroeste de Minas-FINOMcomo requisito para obtenção do título de Especialista.


Uruana GO, 22 novembro 2012.

APROVADA EM: _______/_______/_______NOTA_______



BANCA EXAMINADORA

________________________________________
Profº. Orientador

________________________________________
Profª.________________________________________
Profª.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus por mais esta vitória em estar finalizando a Especialização em Psicopedagogia Institucional. Aos profissionais deste Centro de Ensino, pela colaboração na pesquisa realizada. A família, esposo e aos colegas. Em especial aos meus filhos, Elisa e Isaias.

RESUMO

Este trabalho pretendepartilhar uma pesquisa bibliográfica específica de conclusão de curso em Psicopedagogia Institucional, na qual tem como objetivo apresentar as diversas formas e culturas que perpassaram a história docente e a psicopedagogia e, visualizar alguns dos principais atuantes e pesquisadores em educação. O ensino e a prática docente na história educacional. Trabalho realizado através de pesquisacientífica que lida com a cultura educacional antiga e atual, atenuando a educação na idade antiga, média, moderna e contemporânea, de modo que a psicopedagogia pode e deve ser parceira. Fundamentado no conteúdo de História da Educação do antigo “direito de educação” ao novo “direto à educação” escrito por A. Reis Monteiro que caracteriza a educação como direito do homem representado como um novo capítulona história. Selma Garrido Pimenta, em Estágio e Docência, fonte bibliográfica que fala das atribuições e compreensão clara do conhecimento no mundo, como poder de transformação e possibilidade criativa. Baseado ainda nas idéias de apresentadas nos livros do curso de psicopedagogia. Apresenta uma retrospectiva pelo qual se examina pontos levantados no desenvolvimento do profissional e construção datrajetória a partir de experiência do docente, condição contemporânea e seu caminho. Dessa forma enfatizam-se conexões entre a história antiga e a contemporaneidade docente, de forma ampla e flexível, realça e busca-se compreender o conceito de educação, que deram início à construção de caminhos que se direcionam a uma nova perspectiva de ensino na atualidade.

Palavras-chave: Docência.Psicopedagogia.

ABSTRACT

This paper intends to share a specific literature search of completion in Educational Psychology Institution, which aims to present the various forms and cultures that have permeated the history teacher and educational psychology, and view some of the major players and researchers in education. The teaching and practice teaching in educational history. Work done throughscientific research that deals with the former and current educational culture, education in alleviating old age, medium, modern and contemporary, so that educational psychology can and must be a partner. Based on the contents of the History of Education of the old "right to education" to the new "right to education" written by A. Reis Monteiro featuring education as a right of man represented...
tracking img