Dna polimerase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste trabalho iremos falar sobre DNA, RNA e os processos de duplicação, transcrição e tradução.

Duplicação ou Replicação do DNA
Procariontes
A síntese de uma nova cadeia de DNA nas células, também conhecido como polimerização, duplicação ou replicação se faz a partir de uma fita simples de DNA molde e da regra de pareamento de bases complementares, de onde uma fita nova é gerada a partirdo encadeamento dos nucleotídeos com base complementar aos nucleotídeos da fita molde.
Os principais agentes envolvidos nesse processo são enzimas especiais chamadas polimerases. Enzimas que fazem a síntese de DNA são chamadas de polimerases de DNA (ou DNA polimerase). Essas enzimas encarregam-se de adicionar um a um os nucleotídos à fita nova, bastando que haja na sua extremidade 3' um grupohidroxil (OH) livre, onde é ligado o próximo nucleotídeo pelo seu grupo fosfato. É importante, então, notar que a síntese de uma fita nova de DNA acontece na direção 5' 3'.

Na replicação, cada uma das fitas de uma molécula de DNA é usada individualmente como molde, e cada uma das duas fitas novas sintetizadas estará ligada à sua molde. O início da síntese das fitas novas se faz a partir de umponto no DNA chamado origem de replicação, onde o DNA se abre para que a cópia das novas fitas possa iniciar. O processo requer que haja um fragmento curto de DNA ou RNA (também com a extremidade 3’OH livre) em fita simples ligado à fita molde, onde a enzima começará a “encaixar” os nucleotídeos. Esse fragmento, chamado de “primer”, é sintetizado por uma outra enzima. Há várias enzimas que atuam aolongo do processo de replicação do DNA, cada uma realizando uma determinada tarefa.
DNA-polimerase I
Se liga ao DNA de cadeia única e é responsável pelo enchimento das falhas entre pequenos oligonucleotídeos precursores. Possui a função de revisão pois embora polimerize no sentido 5’ 3’ também edita o filamento filho removendo nucleotídeos incorretos, não pareados, devido a uma capacidade 3’exonuclease. A exonuclease é capaz de digerir o primer de RNA na direção 5’ 3’, e preencher falhas com desoxirribonucleotídeos.
DNA-polimerase II
Tem capacidade de polimerização semelhante com a DNA-polimerase I possuindo atividade 3’ 5’ exonuclease. Pode promover o reparo de lesões pelo ultravioleta. Não pode utilizar um primer seccionado ou que possua grade extensão com filamento único.Holoenzima de DNA-polimerase III
Principal enzima que polimeriza ou replica o DNA em bactérias, catalisando adição de desoxirribonucleosídeos ao primer de RNA. É incapaz de utilizar o DNA como filamento único, não possui atividade exonuclease 5’ 3’, maior instabilidade e pouca afinidade para desoxirribonucleosídeotrifosfatos.
Fragmentos de Okazaki
As DNA polimerases sintetizam somente no sentido5'-3'. Por isso uma uma significativa proporção de DNA recém sintetizado existe como pequenos fragmentos. São chamados de fragmentos de Okazaki no sentido 5'-3'. A medida que a replicação continua, estes fragmentos tornam-se covalentemente unidos pela DNA ligase para formar um dos fragmentos filhos.
O filamento formado pelos fragmentos de Okazaki é chamado de filamento "laggin". Enquanto osintezado sem interrupção é o filamento "leading".Tantos os fragmentos de Okazaki quanto os leadding são sintetizados no sentido 5'-3'. A reunião descontínua do filamento lagging possibilita a polimerização 5'-3' ao nível de nucleotídeo, originando um crescimento geral no sentido 3'-5'.
Nos procariontes a replicação inicia-se num único ponto da cadeia polinucleotídica e prossegue até terminar. Isto épossível pois nestes organismos exite apenas uma molécula de DNA e porque seu comprimento é muito menor que o do DNA dos eucariontes.

Eucariontes
A replicação do DNA eucariótico processa-se nas mesmas linhas do processo na E. coli. Participam do processo pelo menos três DNA-polimerases, denominadas α,β,γ. Sendo a primeira delas a principal enzima de replicação. A DNA-polimerase β é amplamente...
tracking img