Dna: descoberta e estrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DNA: descoberta e estrutura

Introdução
Como principal componente das células, o DNA contém informações vitais que passam de geração em geração. Cada ser vivo, sendo ele uma vaca ou uma bactéria,todos possuem DNA. Nesse trabalho explicar alguns tópicos sobre ele, como qual sua estrutura, como foi descoberto e sua composição.
Descoberta do DNA
A descoberta do DNA 1869 e foi feita pelobioquímico alemão Johann Friedrich Miescher, que buscava determinar os componentes químicos do núcleo celular usando glóbulos brancos contidos no pus para suas pesquisas. Ele desenvolveu técnicas para oisolamento das células presentes no pus e seu objetivo inicial era investigar proteínas celulares.
Em um de seus experimentos, descobriu uma substância no núcleo celular, que era na época consideradouma estrutura de pouca importância. Após essa descoberta, Miescher demonstrou que essa nova substância também se encontrava em outras células. Miescher deu como nome à substância de nucleína, por causade sua localização. Embora Mischer acreditasse nos ácidos nucléicos, sua idéia não foi muito aceita, já que não tinha como comprovar sua teoria.
Estrutura do DNA
Foi desvendado em 1953 pelocientista Francis Crick e pelo jovem bioquímico James Watson.
É um dos ácidos nucléicos, que são moléculas que contêm as informações na célula. O DNA é encontrado no núcleo da célula de toda célula, sendoela eucarionte ou procarionte. É feito de quatro partes diferentes: os nucleotídeos. Cada nucleotídeo consiste em um açúcar ligado a um grupo de fosfato e uma base nitrogenada. As bases nitrogenadasestão divididas em duas classes:
* Purinas (estruturas aneladas duplas): adenina (A) e guanina (G)
* Pirimidinas (estruturas aneladas simples): citosina (C) e timina (T)
O DNA possui doisfilamentos, formando uma dupla espiral de porções de fosfato-açúcar ligados. Cada fosfato é ligado covalentemente ao açúcar do próximo nucleotídeo. Cada par de bases é formado por dois nucleotídeos...
tracking img