Dizimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 157 (39109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA BACHARELADO EM TEOLOGIA JOÃO BOSCO COSTA VIEIRA

DÍZIMO

FORTALEZA – CE 2012

INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA BACHARELADO EM TEOLOGIA JOÃO BOSCO COSTA VIEIRA

DÍZIMO

Monografia apresentada como exigência do curso de Bacharelado em Teologia, para obtenção do título de Graduação, sob orientação da Professora Mestra Ma. Naiola Paivade Miranda.

FORTALEZA - CE 2012
OBRA ENVIADA PARA REGISTRO NA BIBLIOTECA NACIONAL CONTATO COM O AUTOR: dizimo@hotmail.com

FICHA CATALOGRÁFICA

VIEIRA, João Bosco Costa Dízimo. Fortaleza – CE. Instituo de Formação e Educação Teológica. Orientação: Profª Ma. Naiola Paiva de Miranda. Fortaleza. 2012. Paginas: 89 Monografia apresentada como exigência do curso de Bacharelado em Teologia paraobtenção do titulo de Graduação.

1. Dízimo ; 2. Aliança; 3. Amor.

DÍZIMO

JOÃO BOSCO COSTA VIEIRA

APROVADA EM _____/_____/________

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________ Prof. Espec. Wagner da Costa Gaspar

______________________________________________ Profª. Ma. Naiola Paiva de Miranda

A todos os irmãos que ansiosamente esperaram pela conclusãodesta obra, suas dúvidas realçaram a urgente necessidade dela vir a existir.

AGRADECIMENTOS

A Deus, que me permitiu chegar até aqui somente por sua misericórdia e amor, e por ter me dirigido os passos na elaboração de todo este conteúdo.

A minha esposa e meus filhos que durante muitos dias abriram mão de meu auxílio e companhia para que este trabalho pudesse ser elaborado.

A minhaorientadora, Profª Naiola, que pacientemente conduziu a realização deste trabalho com sua incessante determinação de se alcançar o melhor.

Ao amigo de infância Gilberto Coelho por suas sugestões e pela correção ortográfica desta obra.

“Se houvesse alguma regra como esta prevista no evangelho, ela iria destruir a beleza de dar espontaneamente, e lançaria fora todo florescer do fruto de sualiberalidade.” Charles Spurgeon

RESUMO

Esta obra analisa, sob a ótica do autor, através da Bíblia Sagrada, da História do Cristianismo, e de obras e citações de cristãos, o dízimo bíblico mencionado antes da promulgação da Lei Mosaica, os dízimos da Lei Mosaica e o dízimo mencionado nos escritos da Nova Aliança, bem como descreve as alianças de Deus com os homens no transcorrer da História.Analisa-se também o sustento da obra e dos obreiros à luz dos escritos da Nova Aliança, assim como o contexto contemporâneo em que o dízimo está inserido. O ensino do dízimo como princípio eterno é claramente demonstrado como carente de qualquer suporte bíblico quando analisado a partir dos episódios em que ele ocorre antes da promulgação da Lei Mosaica. Os dízimos bíblicos da Lei são detalhadamentedescritos para que o cristão conheça o fato de que os mesmos nada têm a ver com os dízimos cobrados hoje nas igrejas. As alianças de Deus com os homens são explanadas para que o leitor possa delinear nos escritos bíblicos a doutrina que Deus entregou para aplicação na vida dos cristãos da atualidade, evitando assim o risco de se misturar os ensinos de alianças distintas que são incompatíveis entresi. As recomendações quanto ao sustento da obra de Deus e dos obreiros são nitidamente explicitadas com base nos escritos bíblicos da Nova Aliança, que são fundamentados no amor a Deus e ao próximo. Palavras-chave: Dízimo. Aliança. Amor.

ABSTRACT

This work analyzes, from the perspective of the author, through the Holy Bible, History of Christianity, and from Christian works and quotations,the biblical tithe mentioned before the promulgation of the Mosaic Law, the tithes of the Mosaic Law and the tithe mentioned in the writings of new Covenant, as well as describes the covenants of God with men in the course of history. It also analyzes the support of the work and workers in the light of the writings of the New Covenant, as well as the contemporary context in which tithing is...
tracking img