Resumo do primeiro capitulo do livro formação econômica do brasil de celso furtado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo I
DA EXPANSÃO COMERCIAL À EMPRESA AGRÍCOLA


A ocupação econômica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa. O comércio interno europeu haviaalcançado um elevado grau de desenvolvimento no século XV. O desenvolvimento econômico de Portugal no século XV - a exploração da costa africana, a expansão agrícola nas ilhas do Atlântico e finalmente aabertura da rota marítima das índias Orientais - constitui um fenômeno autônomo na expansão comercial européia, em grande parte independente das vicissitudes crescentes criadas ao comércioMediterrâneo oriental pela penetração otomana. A busca por novos mercados teve início quando os europeus passaram a lidar, a partir do Século. XV, com as invasões turcas. As invasões turcas começaram a criardificuldades e impediam o abastecimento de suas manufaturas nas linhas orientais. O ouro acumulado pelas antigas civilizações da meseta mexicana e do altiplano andino é a razão de ser da América, comoprimeiro objetivo dos europeus. A legenda de riquezas inapreciáveis por descobrir corre Europa e Portugal, e esses países obtiveram os primeiros frutos da expansão através da exploração do ouro mexicanoe do altiplano andino.
As demais nações européias também ficaram interessadas pelas terras mexicanas, suscitou principalmente a ambição da Holanda, França e Inglaterra, de forma que a batalhapela ocupação das novas terras se tornou inadiável.
O início da ocupação econômica do território brasileiro é e boa medida uma conseqüência da pressão política exercida sobre Portugal eEspanha pelas demais nações européias. A miragem do ouro que existia no interior das terras do Brasil pesou seguramente na decisão tomada de realizar um esforço relativamente grande para conservar asterras americanas. Os recursos de que dispunha Portugal para colocar improdutivamente no Brasil eram limitados e dificilmente teriam sido suficientes para defender as novas terras por muito tempo. Já a...
tracking img