Dizimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO

Para se implantar o dízimo em uma paróquia, Pároco, Vigários Paróquias e Lideranças, devem estar de acordo de que a Pastoral do Dízimo, além de necessária, traz grandes benefícios para a Paróquia, porque:

a) A Pastoral do Dízimo é algo querido por Deus desde o princípio, caso contrário Deus não teria revelado a nós pela Bíblia;
b) O dízimo não será umacampanha financeira a mais na Paróquia, mas, sim, a verdadeira Campanha da Fraternidade a ser feita o ano todo, em todos os anos;
c) A Pastoral do Dízimo, quando bem feita, além de resolver a situação financeira da Paróquia, desperta nos fiéis o verdadeiro espírito da partilha, como vivenciaram os primeiros cristãos.

Convém lembrar que, uma vez implantado o dízimo, e, conseqüentemente, melhoradoa situação financeira da Paróquia, ela deverá continuar com a mesma simplicidade de antes, vivendo a chamada pobreza evangélica. Muitos cristãos param de pagar o dízimo quando percebem que o Pároco ou a Coordenação da Pastoral do Dízimo aplica o dinheiro recebido em supérfluos, desviando da real proposta do dízimo que é a manutenção da Igreja, das Obras Missionárias e Assistência aos mais pobres.COMO IMPLANTAR O DÍZIMO

Para implantarmos a Pastoral do Dízimo em uma comunidade, necessitamos:

1º) FORMAR a Equipe com pelo menos 10 pessoas. Vai existir trabalho para todos;

2º) INSTRUIR essa Equipe de forma que fique com grande conhecimento sobre o assunto "DÍZIMO". Os componentes devem estar preparados para ser "RESPOSTA" a toda indagação que surgir sobre o assunto.

3º)INVESTIR na divulgação através de folhetos explicativos, cartazes, faixas de rua, bandeirolas, etc., objetivando criar expectativa de algo que logo mais vai acontecer.

4º) CONSCIENTIZAR todos os paroquianos através da CELEBRAÇÃO DO DÍZIMO nas missas de um domingo a ser escolhido.

5º) DISPOR de todo MATERIAL DE APOIO (ficha cadastral, ficha financeira, recibo, ou, carnê, ou, envelope) para atenderno "PLANTÃO DO DÍZIMO" os fiéis que passarão a ser dizimistas após a Celebração.


MANUTENÇÃO DO DÍZIMO

Um grande desafio para a equipe é implantar o Dízimo. MAIOR DESAFIO É MANTÊ-LO. O trabalho da Equipe será ajudar os fiéis a manterem o compromisso assumido. Esse trabalho desse ser todos os dias em todas as horas. Do levantar-se ao deitar, tudo deve girar em torno do dízimo.

Conhecemosalgumas Paróquias que começaram com muito entusiasmo e, após alguns anos tudo voltou ao que era antes porque não houve empenho por parte da Equipe e talvez até mesmo do Pároco em dar continuidade a esta Pastoral. Foi humilhante, para não dizer, decepcionante...

Para que isso não aconteça nessa comunidade, transcrevemos abaixo alguns conceitos que julgamos importantes:

O DÍZIMO SE PAGA NAIGREJA no Plantão das Santas Missas, e/ou, no Escritório Paroquial. Não é em Creches, ou, em Asilos, ou Rede Vida de Televisão, ou, portão de casa, ou em Bancos, etc., que se paga o dízimo.

MANTER O "PLANTÃO DO DÍZIMO". Já que o dízimo se apresenta na Igreja, devemos estar preparados para recebê-lo. Assim, vamos colocar uma mesa (escrivaninha) na porta principal da Igreja e ali, antes e depois daMissa, atender os dizimistas.

Convém lembrar que no Plantão:
- Prestamos informações ou damos esclarecimentos às possíveis dúvidas que os paroquianos tiverem.
- Preenchemos a "Ficha de Cadastro" (uma só vez para cada dizimista);
- Orientamos que o valor do dízimo deve ser aquele que o coração e a consciência indicarem. Nunca, o plantonista poderá dizer, nem mesmo sugerir, de quanto deve sero dízimo do fiel.
- Recebemos o dízimo em nome do Pároco, e, este, em nome de Deus.
- O dízimo recebido deverá ter sigilo absoluto como se fosse segredo de confissão. Não podemos tecer comentários nem mesmo entre os membros da Pastoral do Dízimo, do tipo: "Fulano é um pão-duro. Ganha bastante e veja só quanta paga de dízimo." Ou: "Beltrano é ministro e dá uma mixaria de dízimo".
- Após...
tracking img