Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO: MANUSEIO DE CARGAS PELOS TRABALHADORES
A verdadeira solução para se evitar os sérios problemas apresentados neste estudo, no que diz relação ao manuseio e transporte de cargas pesadas manualmente, é a mecanização das atividades, onde o esforço físico seja alto, como forma de facilitar o trabalho. Não devendo ser desconsideradas as repercuções sociais que esta traz, como porexemplo, a diminuição de postos de trabalho. Mas, apesar dos enormes avanços tecnológicos, vemos ainda muito distante o dia disto acontecer. Então devemos nos preocupar em melhorar as condições de trabalho nestas e outras atividades, onde o sacrifício e o esforço humano são uma constante. Não devem ser desconsideradas as repercussões sociais que a mecanização traz, como o aumento do desemprego.Assim, observamos que ainda devemos nos preocupar com a melhoria das condições atuais de trabalho.
Este estudo mostrou que existem vários fatores que influenciam nos problemas advindos do manuseio e transporte de cargas pesadas, permitindo verificar as hipóteses e alcançar os objetivos propostos inicialmente.
O minucioso levantamento das referências bibliográficas deste estudo, nos permitiuverificar que existe uma série de efeitos tanto agudos quanto crônicos, provocados pelo levantamento e transporte manual de cargas. Assim, também, foi possível verificar, através do exame médico, realizado no estudo de caso, que 67,8% dos trabalhadores avaliados apresentam problemas crônicos, com deformações da coluna, e que 71,4% destes apresentaram problemas agudos, com dores ou desconfortos na regiãolombar.
O comportamento de diversos governos, incluindo o Brasil, sobre qual deve ser o peso que deve ser manuseado em atividade de trabalho, foi discutido. Neste ponto, encontra-se uma série de divergências quanto aos limites. Observamos que no Brasil, assim como na maioria dos países, existe uma carência de leis e normas rígidas, que regulamentem este tipo de atividade. Também observamos, quenão existem especificações nem detalhes precisos, quanto aos pesos e limitações que devem ser respeitados. Assim como a falta de regulamentações, quanto a doenças ocupacionais provocadas por estas atividades, sobretudo, no caso de lesões na região lombar, especificamente na coluna vertebral. Também, não podemos deixar de mencionar que existem países muito preocupados com estas questões, os quaisapresentam uma legislação rica, e funcional. Em contrapartida, há países nos quais a legislação é muito antiga, podemos até compará-la aos tempos da escravidão, onde é comum atividades nas quais o manuseio e o transporte de cargas chegam a 100 kg. Tudo isto nos leva a questionar a atual legislação brasileira, já que no país existe um grande número de trabalhadores que realiza atividades braçais epossui poucas e ineficientes proteções por parte do governo. Também foi apresentado um levantamento estatístico dos comunicados de acidentes do trabalho (CAT's), no Estado de Santa Catarina, levantado junto ao INSS, o qual nos permitiu comprovar que existe um elevado número de acidentes, nos quais a movimentação e o transporte de cargas são as causais diretas, afetando a coluna vertebral e membrossuperiores e inferiores (extremidades) de forma constante.
Um método que nos permitiu determinar, de forma cientifica, qual é o peso limite que um trabalhador deve manusear e movimentar, também foi abordado. Comprovamos que este método, muito utilizado em nível mundial, referencia 23 kg, como o peso máximo ideal, o que significa quase um terço do peso regulamentado no Brasil (regulamenta em 60 kg,o peso máximo). Este tipo de método, apresenta características que fazem deste, um instrumento de fácil aplicação e a obtenção de resultados claros e objetivos, como mostrado no exemplo de uma situação real, apresentada no capitulo 4, podendo contribuir para a redução dos pesos nestas atividades, assim como, pelo fato de ser um meio científico, que pode ser utilizado pelos governos, na...
tracking img