Ensaio dureza vickers e brinnel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIO DE DUREZA VICKERS E BRINELL


GUILHERME AUGUSTO CANOSA R.A.: 10210-6 – guilherme.canosa@hotmail.com
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Materiais e Tecnologia
Campus Guaratinguetá
Tª342-L

Resumo: Este experimento foi dividido e realizado em duas partes para obter a dureza de um material. Utilizou-se os ensaios: Vickers e Brinell. Com os resultados obtidos, pode-se comparar asdurezas dos materiais para cada ensaio. Vale-se ressaltar a influência que os tratamentos térmicos têm sobre a dureza dos materiais, além da porcentagem de carbono em cada aço analisado, a influência dos elementos de liga na liga de Alumínio. Assim pudemos determinar algumas propriedades mecânicas do material e também determinar as aplicações mais apropriadas para cada material analisado.Palavras-chave: Ensaio, Dureza, Vickers, Brinnel, Propriedades


1. INTRODUÇÃO

No estudo da ciência dos materiais, bem como no seu dimensionamento, são de grande importância vários parâmetros obtidos através dos ensaios. Podemos definir ensaio como a observação do comportamento de um material quando submetido à ação de agentes externos como esforços e outros.
Os ensaios são executados sobcondições padronizadas, em geral definidas por normas, de forma que seus resultados sejam significativos para cada material e possam ser facilmente comparados.
Na ciência dos materiais, dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos. Também pode significar a resistênciaque um corpo faz à penetração de outro, independente de deformações permanentes.
Para a medição da dureza, utiliza-se o chamado ensaio de penetração . A partir de um referencial intermediário, a dureza pode ser expressa em diversas unidades. Dependendo da penetração podem ser positivas ou negativas. Sendo comum usar os processos : Brinell, Rockwell ou Vickers.
Também há a popular escala de Mohspara os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante.
Desde que haja um referencial intermediário, é a resistência oferecida por uma determinada liga padrão à penetração de um outro material quem fornecerá o índice de dureza para os metais, sendo, portanto, de particular interesse para avaliar a resistência aodesgaste, o grau de endurecimento superficial por tratamentos térmicos e a resistência mecânica em geral do material, uma vez que as características mecânicas de sua superfície associadas ao grau de transferência térmica é que responderão como um todo.
Dureza pode ser definida como uma propriedade do material, quanto a sua deformação plástica permanente. Esta propriedade é importante parapodermos escolher e definir um tipo de material para cada tipo de utilização. Em um processo de forjamento, o material da ferramenta logicamente é mais resistente a deformação plástica do que o material a ser forjado.
A dureza de um material depende também do campo onde esta se tratando com essa propriedade. Para o campo de engenharia mecânica, dureza pode ser interpretada como resistência adeformação plástica permanente e também em testes com materiais cerâmicos, resistência ao risco de um material duro com um outro.
Esta propriedade de extrema importância para a engenharia, possui diferentes métodos de medida como: dureza ao risco, dureza a penetração e dureza dinâmica; estes testes são escolhidos de acordo com as definições de dureza.
A dureza ao risco é associada aos váriosminerais e outros materiais cerâmicos relacionados quanto a capacidade de um riscar o outro. As escalas utilizadas neste método diferenciam-se entre si, pelo tipo de analise ao risco e pelo material utilizado para riscar. As durezas Mohs, Bierbaum são exemplos de escalas utilizadas por este método.
Na dureza dinâmica, um penetrador é lançado numa superfície metálica, e a dureza é...
tracking img