Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes Alternativas

O Brasil diante de um cenário catastrófico como a fome, a seca, a enchente, os terremotos e os furacões avassaladores, busca cada vez mais fontes de energias alternativas para a diminuição do impacto ambiental, que trava uma grande batalha junto das Nações Unidas contra os efeitos do aquecimento global. Por isso o Brasil tem mostrado mais interesse no desenvolvimento deenergias alternativas, tais como a bioenergia.

A bioenergia é fundamental para o desenvolvimento sustentável, é capaz de produzir uma energia “limpa” e renovável e da redução considerável da grande dependência do petróleo. O Brasil entra com um papel inquestionável nesse contexto. O país possui a terra, a tecnologia e matéria-prima, suficientes para a liderança energética no novo cenário mundial.Mais que o abastecimento de Etanol,  

O Brasil tem grande expectativa na exportação de tecnologia brasileira na área de bioenergia. Além de seu impacto positivo no meio ambiente, poderá ajudar também no combate à fome e a pobreza, gerando emprego e renda em regiões hoje desfavorecidas, como exemplo a África.

O Etanol já é realidade. Ainda estamos no começo do Biodiesel, não esquecendo quenão podemos desprezar o peso dessa nova fonte energética na redução de CO2, na geração de emprego, renda e redução das desigualdades regionais nas áreas rurais. Padronização e investimento em pesquisas deve ser prioridade de um país que propõe ser líder mundial na área energética. 

Fontes energéticas 
são recursos da natureza dos quais se pode obter energia. Com o uso da energia, é possívelcolocar navios, trens ecarros em movimento, fazer funcionar máquinas e aparelhos domésticos e iluminar ruas e residências, entre outras coisas A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo. Com o tempo, passou-se a usar a energia do vento, da água e dos músculos dos animais domesticados.
Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia.Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional. - Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil emfunção da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.

- Energia fóssil – formada amilhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.

- Energia solar –ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.

- Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gásmetano produzido é usado para gerar energia.

- Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

- Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia...
tracking img