Diversos temas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rácios Financeiros

Existem vários rácios financeiros dos quais se destacam os rácios de liquidez (geral, reduzida e imediata), de solvabilidade (total) e o rácio de autonomia financeira.
Ráciode Liquidez- Os rácios de liquidez servem para nos dar a conhecer a capacidade da empresa pagar os seus compromissos de curto prazo( ate 1 ano) , e quanto maior for o valor do rácio maior será apossibilidade de pagar os compromissos.
Rácio de liquidez Geral =Activo CirculanteExigivel de curto prazo
Nota: A fórmula do rácio de Liquidez Geral tem o 1 como o valor de referencia.´
LiquidezGeral> 1 – Nesta situação a empresa apresenta uma liquidez razoável pois os seus activos circulantes conseguem cobrir o exigível de curto prazo.
Liquidez Geral <1 – Nesta situação a empresa apresentauma liquidez desfavorável, sendo que os activos circulantes são insuficientes para cobrir o exigível de curto prazo.
Rácio de Liquidez Reduzida – Este rácio e conhecido também por rácio de tesourariae deve apresentar valores entre 0,9 e 1,1 sendo que 1,1 e o nível aceitável. Este rácio mede a capacidade de pagar os compromissos recorrendo as disponibilidades e aos créditos concedidos a curtoprazo.
Liquidez Reduzida = Activo Circulante-ExistnciasExigivel de curto prazo
Rácio Liquidez Imediata – Este rácio mede a capacidade da empresa pagar os seus débitos de curto prazo com apenasrecurso as disponibilidades (caixa e depósitos), e o nível aceitável deste rácio e de 0,9.
Liquidez Imediata - DisponibilidadesDébitos de curto prazo
Rácio de solvabilidade- Este rácio serve para analisarse a empresa tem capacidades de saudar seus compromissos de médio e longo (superior a 1 ano) ou a sua independência perante terceiros, dependendo do grau de cobertura do activo por capitais própriosda capacidade da empresa criar lucro. E tem o valor 1 como referencia.
Solvabilidade Total = Capitais PrópriosPassivo Total
Valor da Solvabilidade> 1 – o Capital próprios e maior que o...
tracking img