Memorial modulo 11 profuncionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACurso: Alimentação Escolar Profuncionário

Aluna: Vera Regina Ribeiro Memorial Modulo 11

Alimentação Saudável e Sustentável

Introdução

Este módulo teve como objetivo nos informar como é importante uma alimentação saudável, e também a importância do nosso papel no processo de educação e alimentação do estudante. Estudamos vários temas que nos falou de alimentaçãosaudável: Ex: custo de uma alimentação saudável, obesidade e desnutrição em crianças e adolescentes, influência da mídia e do ambiente escolar nos hábitos alimentares, aditivos químicos nos alimentos, conquistas de uma alimentação saudável, alimentos industrializados x alimentos in natura, segurança alimentar a nutricional, fez com que tivéssemos consciência de que à alimentação saudável pode seralcançada em qualquer lugar, e que dependemos dela para que possamos viver com qualidade. Temos que saber que uma boa alimentação é a nossa fonte da juventude, ou se fazermos ao contrario, à alimentação pode se tornar o grande vilão da nossa história

Para garantir boa saúde, alimentar-se de forma adequada e saudável é fundamental. A alimentação saudável pode prevenir muitas doenças, tais comoanemia, desnutrição, obesidade, alem de diminuir os riscos de infecções e auxiliar no bom desenvolvimento físico e mental dos indivíduos.
A dieta ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para o funcionamento perfeito do organismo. Devemos lembrar também da qualidade desses alimentos, pois dar preferência a alimentos naturais sem adição de substancias químicas, como agrotóxicos eoutros aditivos, pode ajudar na prevenção de doenças.
Uma alimentação saudável não é composta somente por frutas e verduras, devemos comer os alimentos de todos os grupos: carboidratos; verduras e frutas; leguminosas, proteínas; leite e derivados; açucares e gorduras, alem disso devemos variar entre os alimentos de cada grupo. Assim, receberemos os benefícios de ter uma alimentação saudável. Aatividade física contribui para melhor aproveitamento dos nutrientes dos alimentos, manter uma vida fisicamente ativa é muito importante, pessoas fisicamente em forma têm mais qualidade de vida. Devemos ter o habito consumir água.

Os nutrientes que oferecem energia, ou calorias, ao organismo são conhecidos como macronutrientes, são os carboidratos, as proteínas e os lipídios ou gorduras.Carboidratos: Principal combustível do organismo. Fornece energia necessária ao corpo para realizar suas atividades normais. Ex: respirar, caminhar. Sãoencontrados nos Pães, arroz, biscoitos massas, farinhas, frutas, verduras e legumes.


Lipídios: Formação de hormônios transporte de vitaminas, composição da membrana das células, manutenção da atividade do sistema nervoso central e geração secundária de energia para o organismo. Encontrado no azeite, óleos, abacate, amendoim, castanhas, manteiga, alimentos de origemanimal.

Proteínas: Multiplicação e renovação das células que formam os tecidos – como cabelos, músculos, órgãos, sangue e pele. Atua na produção de hormônios e defesa do organismo. Presente no leite, queijo, iogurte, aves, peixes, carnes, ovos, feijão, lentilha, grão de bico.

Fibras: representam um tipo especial de carboidrato que não fornecem energia, mas desempenham funções importantesem nosso organismo, no intestino as fibras exercem sua função essencial de formar as fezes e colaborar em sua eliminação. As fibras auxiliam na redução do colesterol, controle da glicemia e prevenção de doenças cardiovasculares.
Existem dois tipos de fibras:
Fibras insolúveis, presentes nos grãos e cereais integrais, auxiliam na formação das fezes.
Fibras solúveis: presentes nas poupas de...
tracking img