Diversidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Diversidade:

Segundo Fleury (1999) “A diversidade é definida como um mix de pessoas com identidades diferentes interagindo no mesmo sistema social. Nestes sistemas coexistem grupos de maioria e de minoria. Os grupos de maioria são os grupos cujos membros historicamente obtiveram vantagens em termos de poder em relação aos outros”.

Segundo Autor (Thomas, apud Nkomo e Cox Jr.,1999, p. 334-335) “A diversidade inclui todos, não é algo que seja definido por raça ou gênero. Estende-se à idade, história pessoal e corporativa, formação educacional, função e personalidade. Inclui estilo de vida, preferência sexual, origem geográfica, tempo de serviço na organização, status de privilégio ou de não privilégio e administração ou não administração.”

Segundo Cox (2001)“Diversidade refere-se à variação de identidades social e cultural entre pessoas que convivem no mesmo sistema, seja de trabalho ou outro qualquer”.

Dimensões da Diversidade:

A busca pela definição de conceitos no campo da diversidade torna-se relevante para definir o foco de pesquisa. Segundo McGrath e Arrow (1996), estudiosos em diversidade no âmbito de times de trabalho, definiram cinco grupos deatributos importantes na composição dos times:

> Atributos demográficos: idade, raça, etnia, gênero, orientação sexual, características físicas, religião e educação;

> Conhecimentos, habilidades e capacidades;

> Valores, crenças e atitudes;

> Personalidade e estilos comportamentais e cognitivos;

> Status organizacional, como nível de organização, especialidade, afiliação departamentale tempo de empresa.

Essas dimensões apreendem os aspectos visíveis e menos mutáveis e aquelas cuja identificação exige maior interação e contato. Estudos clássicos em diversidade focam nas dimensões visíveis, tais como raça, etnia, idade, gênero e nacionalidade e são direcionados para a organização como um todo. Entretanto, quando a unidade de análise da diversidade volta-se para o processo dedesenvolvimento de times de trabalho e suas finalidades, os demais grupos de atributos ganham relevo para a compreensão da dinâmica interna dos times e a forma destes atingirem resultados.

Inclusão Social:

Segundo o site (legis.senado apund Romeu Kasumi Sassaki) conceitua “inclusão social” como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais,pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. A “inclusão social” constitui, então, um processo bilateral

no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidade para todos.

Segundo site você SA Inclusão Social é “É a forma detrazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas”

Segundo site Infoescola Inclusão social é “um termo amplo, utilizado em contextos diferentes, em referência a questões sociais variadas. De modo geral, o termo é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas deensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, por motivos como:

* Condições sócio – econômicas

* Gênero

* Raça

* Falta de acesso a tecnologias (exclusão digital).”

PCD´s no mercado de trabalho e dissertar sobre ela:

Nos tempos atuais e grande a discussão no que se refere a inclusão depessoas portadoras de necessidades especiais. Segundo (Vergara e Branco 2001) as organizações já se deparam com um grande desafio que é a adaptação às diferenças entre as pessoas. A diversidade da força de trabalho passa a receber atenção das organizações, que diante da necessidade de acomodar este grupo de pessoas, vem buscando à responsabilidade social e a cidadania corporativa.

Ao ser...
tracking img