Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
INTRODUÇÃO

O preconceito constitui-se em um grave problema existentenos dias atuais, presente em toda a sociedade, de um modo geral e consequentemente o espaço educativo não está ausente desse processo, algo que existe desde há muito tempo.


A discriminação e o preconceito estão fortemente presentes entre estudantes, pais, professores, diretores e funcionários das escolas brasileiras. Quanto mais preconceito e práticas discriminatórias existiremem uma escola pública, pior é o desempenho de seus estudantes. 


Quando se fala em discriminação, imediatamente associamos a palavra a determinados grupos, como por exemplo, de diferentes raças, de mulheres, de deficientes, de homossexuais, entre outros. Cada um destes grupos são constantemente alvos de perseguições em qualquer parte do mundo. 


Podemos perceberque o preconceito, a discriminação e a falta de respeito no ambiente escolar são ações cotidianas, sendo este um espaço que deve valorizar e promover a igualdade entre as pessoas. Segundo (Piaget, 1998, p. 26) “A falta de consciência do eu e a consciência centrada na autoridade do outro impossibilitam a cooperação, em relação ao comum, pois este não existe. A consciência centrada no outro anula aação do indivíduo como sujeito”.


No entanto será desenvolvido um plano de ação no período de agosto a setembro de 2012, pela aluna do curso de Pedagogia Elisandra Rita Knebelkamp da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, do polo de Três de Maio, o desenvolvimento do mesmo será baseado-se em livros e pessoas ligadas a área de pedagogia, as atividades desenvolvidos no períododecorrente do projeto serão criados a partir dos conhecimentos e estudos adquiridos durante o semestre.


justificativa



Para salientar a importância do estudo desenvolvido, realizou-se atividades pedagógicas na Escola Municipal Carlos Lourenço Martini, com a turma da 3ª série, viu-se a importância de trabalhar o assunto sobre discriminação e preconceito no ambiente escolar,trazendo para dentro da sala atividades recreativas que auxiliam no esclarecimento do assunto.

objetivos


1 geral

Elaborar um plano de ação, com o propósito de orientar e conscientizar os alunos da discriminação e do preconceito no ambiente escolar.



2 específicos

Valorizar o conhecimento já existente sobre o tema a ser abordado;Desenvolver atividades coletivas no sentido da superação dos
Problemas;


Promover o diálogo aberto escola-família;


Identificar atitudes ou comportamentos dos alunos que   denotem a discriminação;


Ajudar as pessoas a quebrarem as barreiras do preconceito, mostrando que todos são iguais e não merecemserem agredidos independentes de sua orientação sexual;


Tomar cuidado com expressões usadas no dia- a- dia sem pensar;


Rótulos colocados em determinadas pessoas e a dificuldade de se livrar deles por causa do Preconceito.

preconceito e educação



A instituição escolar é um espaço responsável pelo processo de socialização infantil,...
tracking img