Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
artigos

Diversidade e formação docente: um desafio para o avanço da Educação
Antônia Vitória Soares Aranha1 RESUMO Este artigo tem como objetivo delimitar uma compreensão do que seja a diversidade, bem como contextualizá-la no quadro brasileiro. Pretende, também, interrogar a formação docente na atualidade e apontar indicadores que relacionam um avanço da formação docente e o respeito epreservação da diversidade. PALAVRAS-CHAVE: formação docente, respeito, preservação da diversidade

1 Professora associada da Faculdade de Educação e Pró-Reitora de Graduação da UFMG.

54

Form. Doc., Belo Horizonte,v. 04, n. 04, p. 54-61, jan./jul. 2011. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br

1. BREVE EntEndiMEntO dO qUE VEM A SER A diVERSidAdE antes de mais nada, éimportante delimitarmos o nosso entendimento sobre o termo central do texto, ou seja, conceituarmos a diversidade.
Falar sobre diversidade é tentar entender a variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. a idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade multiplicidade, diferentes ângulos de visão oude abordagem, heterogeneidade e variedade. (gUrgEL, 2011, p. 1).

a diversidade, portanto, indica os diferentes valores, costumes, vivências existentes entre distintos grupos de uma sociedade. segundo o mesmo texto de gurgel, do ponto de vista da antropologia, entender a diversidade contemplaria entender diferentes hábitos, costumes, comportamentos, crenças e valores, “e a aceitação da diferençano outro chamada de alteridade” (gUrgEL, 2011, p. 4). Mas, complementa, “é no campo da Cultura que a diversidade, por meio do Multiculturalismo, apresenta-se como o grande desafio dos vários ramos do conhecimento” (gUrgEL, 2011, p. 5). trata-se, assim, de compreender culturas diferentes, de diferentes agrupamentos sociais. Diversidade relaciona-se com a diferença, mas nada tem a ver comclassificações quanto à inferioridade ou superioridade de um grupo sobre o outro. Em outras palavras, respeitar a diversidade não significa ser tolerante com valores, costumes, hábitos que julgamos inferiores aos nossos. Portanto, a diversidade inclui o respeito ao diferente, reconhecendo-o, na sua diferença, com os mesmos direitos que nós outros. No entanto, vale o alerta de Candau (2008) ao dizer que “asrelações culturais não são relações idílicas, não são relações românticas, elas estão construídas na história e, portanto, estão atravessadas por questões de poder, por relações fortemente hierarquizadas, marcadas pelo preconceito e discriminação de determinados grupos” (p. 23). segundo o embaixador do Brasil na UNEsCo, antônio Dayrell de Lima, no sítio dessa instituição, ao expressar-se sobre oque é a diversidade e sua necessidade, afirma:
Mas “diversificar é preciso”: a diversidade cultural é, em certo sentido, o próprio reflexo da necessidade abrangente da múltipla diversidade de vidas na Natureza, a fim de que essa possa como um todo renovar-se e sobreviver. a cultura é a “natureza” do homem. a diversidade cultural pode ser vista, por conseguinte, como a nossa “biodiversidade” --aquela que deveríamos preservar, se não quisermos estiolar em um mundo globalizado que seria desprovido dos conteúdos, valores, símbolos e identidades que nos dizem intimamente respeito (Ministério da Cultura, 2003).

o respeito à diversidade relaciona-se intimamente com o direito a inclusão social. sem pretender aprofundar nas múltiplas compreensões do que seja inclusão, importa registrar que orespeito ao diferente não é totalmente coerente se não vier acompanhado da compreensão desse diferente aos mesmos direitos, entre eles, a educação, em todos os seus níveis.

Form. Doc., Belo Horizonte,v. 04, n. 04, p. 54-61, jan./jul. 2011. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br

55

Posta essa compreensão de diversidade, podemos afirmar que ela atinge inúmeras...
tracking img