Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversidade cultural, identidade nacional brasileira e os seus desafios contemporâneos

Antonio Cavalcanti Maia*



Nos últimos decênios poucas idéias têm conseguido alcançar adesão próxima da unanimidade quanto a do apreço à diversidade. No que poderia chamar de espaço público letrado progressista, exauridas as propostas e perspectivas de experimentação política e existencial tãovalorizadas pelas vanguardas novecentistas, “(...) o gosto pela diversidade baniu o gosto pela inovação.”[1] Em um horizonte marcado pelo estreitamento das possibilidades de transformação política, com a hegemonia do pensamento neoliberal, restaram poucos domínios do campo político-social em que se evidenciam vitalidade e propostas de transformação. A identificação, o reconhecimento e a garantia dosdireitos das minorias – étnicas, religiosas, sexuais – constituem um inequívoco sinal de aprendizagem político-cultural das democracias contemporâneas.
No entanto, uma excessiva valorização das sub-identidades culturais presentes em uma determinada formação social pode colocar em risco a provisória estabilidade das multifacetadas identidades nacionais das complexas sociedades do capitalismotardio. Tal fenômeno constitui motivo de preocupação em uma sociedade como a nossa, herdeira de um processo de colonização, cujo estado nacional é fruto de um processo histórico cultural recente, formação social marcada por assustadores níveis de exclusão social.
Assim, impõe-se como tarefa urgente a procura de uma forma de compreensão da dinâmica das transformações culturais em curso emnosso país que possa, por um lado, respeitar, fomentar – através, por exemplo, de políticas públicas – as expressões de nossa diversidade cultural e, por outro, fortalecer os vínculos identitários capazes de garantir coesão simbólica e política à desigual e conflituosa realidade brasileira.
A diversidade cultural, per se, tem sido apontada, de longa data, como elemento caracterizador denossa identidade, começando a se forjar, no final do século XIX, a ideologia do “Brasil-cadinho”[2]. A isto somam-se o recente processo de enraizamento da democracia no Brasil e o correlato alargamento dos espaços de vocalização de diferentes interesses que colocaram no centro das políticas públicas culturais a atenção a grupos identitários minoritários – em especial aqueles menos favorecidos pelasbenesses do progresso econômico-social, como os negros e os índios. Desta forma, constituem inequívocos vetores progressistas as medidas visando assegurar as especificidades culturais desses setores minoritários tradicionalmente alijados da condução de seus destinos tanto no plano político quanto no cultural. No entanto, há de se atentar para os riscos que tais medidas podem vir a ensejar no queconcerne à “solidez” da identidade nacional brasileira.
Poucos temas são tão elusivos como o das identidades nacionais. Procurarei oferecer alguns elementos no intuito de elucidar este conceito tão amplamente usado e pouco entendido. De início, desenvolverei considerações buscando compreender o significado da palavra identidade e seu emprego relacionado a certas configurações mentaissocialmente referenciadas (como na utilização dos termos identidade cultural e identidade nacional). Em um segundo momento, articularei essa temática com cogitações acerca da questão específica da identidade nacional brasileira. Por fim, diante dos dilemas postos por uma excessiva valorização da diversidade vinculada a identidades minoritárias, em um quadro de globalização acelerada – ameaçador damanutenção das identidades nacionais (em especial no momento em que o “imaginário americano [está] em vias de se tornar o imaginário universal”[3]) –, defenderei a tese da necessidade da rediscussão do tema da identidade nacional.


***

O tema da identidade representa uma perene indagação do discurso filosófico. Desde o momento em que, com Parmênides, “o mundo se dividiu em fenômenos...
tracking img