Diversidade na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dia Internacional dos Direitos Humanos tem pobreza como tema central

No dia 10 de dezembro de 1948, foi aprovada, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos DireitosHumanos. Por ser o primeiro documento internacional que afirma a universalidade dos direitos fundamentais e a igualdade entre todos os seres humanos, a declaração é considerada um marco para a proteçãoe respeito dos direitos humanos. 
A data de sua criação foi estipulada, pela própria ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Internacional dos Direitos Humanos., o Dia Internacional dosDireitos Humanos comemorado em 2006 teve como tema o combate à pobreza. O slogan “Luta contra a pobreza — Obrigação, não caridade” pretende demonstrar que a pobreza é o maior problema dos direitos humanosno mundo. 
“A pobreza é ao mesmo tempo causa e produto das violações de direitos humanos e devido a esta dualidade a pobreza é provavelmente o mais grave dos problemas dos direitos humanos nomundo”, afirma a ONU em sua mensagem de celebração da data.
De acordo com o documento, aqueles que têm seus direitos fundamentais negados têm mais probabilidade de serem pobres, e a pobreza afetatodos os direitos humanos. “A pobreza está formada por muitos ingredientes, mas sempre se caracteriza por fatores como a discriminação, o acesso desigual aos recursos e a estigmatização social ecultural”.
Para a ONU, ainda é raro que a pobreza seja vista “pelas lentes dos direitos humanos”. “Freqüentemente [a pobreza] é percebida como algo trágico, mas inevitável e inclusive comresponsabilidade daqueles que a sofrem”.
Os diversos povos que vieram para o Brasil

Entre 1500 e 1700, 100 mil portugueses se deslocaram para o Brasil, a maioria dos quais fazia parte da iniciativaprivada que colonizou o País: grandes fazendeiros ou empresários falidos em Portugal que, através da distribuição de sesmarias, tentavam se enriquecer facilmente e retornar para Portugal. Dedicaram-se...
tracking img