Diversidade na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A natureza das atividades econômicas contribuiu, em grande parte, para a diversidade da formação social do Brasil Colônia.
No litoral nordestino - área de predomínio da agromanufatura açucareira -desenvolveu-se uma sociedade predominantemente patriarcal, rural e escravista.
A vida social nessa região, caracterizada por uma estrutura rígida e de perfil aristocrático, concentrou-se no engenho.Durante o século XVIII, o centro de gravidade da economia colonial deslocou-se para as regiões Sudeste e Centro Oeste em função da exploração do ouro e dos diamantes. Ao mesmo tempo, particularmentena capitania de Minas Gerais, a economia se tornou mais diversificada com o desenvolvimento da agricultura, da pecuária, do comércio e do artesanato.
Tal diversificação contribuiu para a formação deuma sociedade predominantemente urbana, porém sem possibilidades reais de ascensão social.

Diversidade na Sociedade

Na sociedade da região das Minas Gerais havia uma porcentagem maior dehomens livres, comparativamente à sociedade que se desenvolveu no Nordeste açucareiro. Nessa sociedade, predominantemente urbana, constituiu-se uma elite formada por donos de lavras e escravos, autoridadesreligiosas e militares, grandes comerciantes – inclusive traficantes de escravos - e por aqueles que ocupavam os altos cargos administrativos da Coroa portuguesa.
Outro aspecto marcante dadiversidade existente entre as sociedades que se constituíram no Nordeste açucareiro e nas Gerais foi a existência de um expressivo grupo médio formado por pequenos comerciantes, artesãos, artistas,profissionais liberais, funcionários de baixo escalão e oficiais de baixa patente, além de clérigos.
Os escravos tinham várias atividades na sociedade colonial. Nem todos trabalhavam na extração de ouro e/oudiamantes. Eles exerciam tarefas na construção de prédios públicos, igrejas, chafarizes, pontes e também trabalhavam no comércio. Outros eram alugados por seus proprietários por um determinado tempo,...
tracking img