Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

A diversidade cultural é uma realidade cada vez mais actual. Com a globalização e as migrações, hoje podem conviver num mesmo espaço, pessoas com culturas extremamente diferentes, a multiculturalidade é uma constante, bem como os problemas que, infelizmente daí resultam.
A multiculturalidade deveria ser encarada como uma oportunidade de aperfeiçoamento das sociedades e contactocom novas formas de vida, no entanto, normalmente a intolerância e o racismo, levam á exclusão social e pobreza das minorias étnicas, levando a verdadeiros dramas sociais.
A mediação inter-cultural, recentemente implantada no nosso país, permite pôr em marcha projectos de intervenção social destinados a combater através do relacionamento inter-pessoal, os fenómenos da pobreza e exclusão sociais,contribuindo dessa forma para a promoção da integração e adesão social.

Interculturalismo:
O interculturalismo refere-se à interacção entre culturas de uma forma recíproca, favorecendo o seu convívio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo.
A expressão também define um movimento que tem como ponto de partida o respeito pelas outrasculturas, superando as falhas de relativismo cultural, ao defender o encontro, em pé de igualdade, entre todas elas.
O interculturalismo propõem-se a promover os seguintes objectivos:
Compreender a natureza pluralista da nossa sociedade e do nosso mundo;
Promover o diálogo entre as culturas;
Compreender a complexidade e riqueza das relações entre diferentes culturas, tanto noplano individual como no comunitário;
Colaborar na busca de respostas aos problemas mundiais que se colocam nos âmbitos sociais, económicos, políticos e ecológicos.
Dado que não se pode considerar que qualquer cultura tenha atingido o seu total desenvolvimento, o diálogo entre os povos de diferentes culturas é o meio de possibilitar o enriquecimento mútuo de todas elas. O interculturalismopropõe, assim, que se aprenda a conviver num mundo pluralista e se respeite e defenda a humanidade no seu conjunto.
É necessário a existência de valores interculturais para podermos viver em conjunto, isto é, chegarmos a consenso e a um conjunto de valores universalmente respeitados, tais como a tolerância, a aceitação e o respeito mútuos.
Seus opositores defendem que, quando adoptado na prática,o interculturalismo pode ser danoso às sociedades e particularmente nocivo às culturas nativas.
Diversidade cultural:
A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestuário e tradições, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente etc.O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Serefere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

Cultura:
Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar otodo complexo metabiológico criado pelo homem . São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

Portugal
A cultura portuguesa...
tracking img