Flexografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Brasília

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Disciplina: Produção Gráfica

Flexografia

Brasília, setembro de 2011
Sumário

1. Introdução

2. Definição do problema e das hipóteses

3. Objetivos

4. Métodos de Pesquisa

5. Cronograma

6. Conclusão

7. Referências

Introdução

Flexografia é um método deimpressão rotativa direta que utiliza chapas de borracha ou fotopolímero resiliente com uma imagem em relevo. O sistema de impressão flexográfica pode ser considerado um avanço do sistema de impressão tipográfico, ou podemos dizer que a impressão flexográfica se inspirou na tipografia (que por sua vez se inspirou na xilogravura).
É um método de impressão novo e que está em rápida transformação,ideal para gráficos de embalagens e para impressão/conversão. A flexografia, do modo como a conhecemos, começou na década de 1920 nos EUA e inicialmente era chamada de impressão 'com anilina' por causa das tintas, ou pigmentos, que eram utilizados então. O nome era mal visto e então se realizou uma votação entre os fornecedores e vendedores nos EUA. No 14° Fórum do Instituto de Embalagens, emoutubro de 1952, foi anunciado que o processo a partir desse momento seria chamado de processo de impressão "flexográfica". 

Um maior aprofundamento sobre essa técnica de impressão será abordado a seguir no intuito de apresentar e detalhar a flexografia.

Flexografia
Flexografia é um processo de impressão gráfica em que a fôrma, um clichê de borracha ou fotopolímero, é relevográfica.O sistema pode ser considerado como um "bisneto" do carimbo. Usa-se tintas líquidas altamente secativas, a base de água, solvente ou curadas por luz UV ou feixe de elétrons. Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes.
Processo muito utilizado para impressão em polímeros como plásticos, por exemplo. A flexografia é umaimpressão rotativa, direta e de forma relevográfica, a borracha ou clichê (fotopolímero com a imagem).
Origem
Não se sabe ao certo onde surgiu a Flexografia. Os ingleses dizem ter documentos comprovando que sua origem data do final do século XIX, pela sociedade Comercial Bibby, Barons & Sons Ltda. Já os registros históricos apontam o surgimento da flexografia nos Estados Unidos, no ano de1860.
A tinta, que inicialmente era um corante a base de anilina dissolvida em álcool, desenvolveu-se em meados dos anos 50, assumindo o pigmento como elemento corante e agregando valor às exigências dos produtos impressos. De suas origens, a flexografia ainda guarda o nome "anilox", alusão ao cilindro entintador que transferia suas tintas a base de anilina.
No início era chamado de“impressão com anilina”. Em 1952, no 14°Fórum do Instituto de Embalagens, foi realizada uma votação entre os fornecedores presentes, em que o processo passou a ser chamado de Flexografia.
Conhecendo a Flexografia
A impressão é baseada em um cilindro central que movimenta o cilindro com anilox e os cilindros que pressionam a base contra esse último, e uma lâmina que permite a retirada doexcesso de tinta da bobina com anilox, o “doctor blade”.
O clichê é preso a uma das bobinas por meio de uma fita dupla face. O cilindro imerso parcialmente em uma banheira com a tinta transfere esse pigmento para a borracha e essa pressiona a imagem contra a base. Existem diferentes clichês, adesivos e viscosidades de tintas que variam sua aplicação dependendo das características da impressãofinal.
Existem fitas dupla face de densidades diferentes:
• Baixa: para impressões reticuladas
• Média: reticuladas e traço
• Alta: impressões chapadas
Geralmente a flexografia utiliza o processo físico de secagem, devido volatilidade dos produtos aplicados às tintas. Sua aplicação é feita para impressão de rótulos, embalagens, sacolas plásticas, papelão ondulado e...
tracking img